Museu do conhecimento

museu do conhecimento

Qual o conceito de Museu?

Conceito de. museu. Do latim musēum, um museu é um lugar onde se guardam e exibem coleções de objetos de interesse artístico, cultural, científico, histórico, etc. Costumam ser geridos por instituições sem fins lucrativos que procuram difundir os conhecimentos humanos.

Qual é a relação entre o museu e a sociedade?

A relação entre o museu e a sociedade é alimentada de várias maneiras, seja através de suas ações culturais, que devem ser atrativas para despertar curiosidades nos visitantes, ou através do acolhimento ao pesquisador que vem buscar informação sobre nossa história e nossa cultura, preservada no museu.

Por que o museu é tão importante para a comunidade?

Acreditamos que o museu tem um enorme potencial educacional, mérito da participação da comunidade em suas ações, conquistada através de amplo diálogo interinstitucional, na busca de objetivos comuns. O MADP está vivo, e prima pelo respeito e pelo compartilhar de valores.

Quais são os maiores museus do mundo?

Alguns dos maiores museus do mundo ficam na Europa, como é o caso do Museu de Louvre em Paris, França, e o British Museum em Londres, Inglaterra. Hoje em dia, conhece-se como museu virtual qualquer museu que realiza exposições através de meios digitais.

O que é um museu e para que serve?

Na Grécia Antiga o museu era um templo das musas, divindades que presidiam a poesia, a música, a oratória, a história, a tragédia, a comédia, a dança e a astronomia.

Qual é a relação entre o museu e a sociedade?

A relação entre o museu e a sociedade é alimentada de várias maneiras, seja através de suas ações culturais, que devem ser atrativas para despertar curiosidades nos visitantes, ou através do acolhimento ao pesquisador que vem buscar informação sobre nossa história e nossa cultura, preservada no museu.

Quais são os diferentes tipos de museus?

Os museus geralmente ocupam um espaço físico em uma cidade, mas também existem museus itinerantes que expõem suas obras de uma cidade a outra ou os atuais museus virtuais. Existem museus espalhados pelo mundo todo.

Qual a origem dos museus ao longo da história?

Texto : Emília Mori, que no curso Linhas Gerais da Gestão Museológica desenvolve de forma aprofundada estes conceitos e a evolução dos museus ao longo da história. Quartzito lanceolado Bifaz de Atapuerca (Burgos, Espanha), datado em cerca de 350.000 anos. Museu é uma palavra de origem no grego Mouseion.

Qual é a importância de um museu?

Inicialmente vamos definir o que é um museu, por definição podemos dizer que um museu é um local onde se guarda a história de algum lugar, a memória de alguma época, de algumas espécies, de alguma civilização entre outros.

Quais são os principais exemplos de museus culturais?

Outro exemplo que merece destaque fica por conta do Museu de Alexandria é um verdadeiro templo cultural, freqüentado por figuras ilustres como o filósofo Aristóteles. Sim, tratava-se do filósofo que educou Alexandre o grande. Dentre os bibliotecários havia podemos destacar Aristófanes de Bizâncio (257 – 180a.C).

Quais são os benefícios do Museu?

O museu tem o papel de informar e educar por meio de exposições permanentes, atividades recreativas, multimídias, teatro, vídeo e laboratórios. É o espaço ideal para despertar a curiosidade, estimular a reflexão e o debate, promover a socialização e os princípios da cidadania, e colaborar para a sustentabilidade das transformações culturais.

Qual a origem do termo Museu?

Para compreender o fenômeno museu, tem que se considerar a tendência museológica contemporânea que estabelece a origem do termo museu à ideia de “templo das Musas”, em decorrência do radical da palavra que a origina.

Postagens relacionadas: