Russia e ucrania ao minuto

russia e ucrania ao minuto

O que aconteceu com a Ucrânia?

O presidente dos Estados Unidos afirmou que a invasão da Ucrânia foi premeditada e não provocada. O grupo italiano Eni pretende vender a participação de 50% no gasoduto Blue Stream, que controla em parceria com a russa Gazprom, na sequência da invasão da Ucrânia, anunciou um porta-voz da empresa, citado pela AFP.

O que aconteceu com os mísseis russos na Ucrânia?

O ataque com mísseis russos que atingiu um centro comercial movimentado na cidade de Kremenchuk, no centro da Ucrânia, matou pelo menos dez pessoas e feriu 40, avançou um alto funcionário ucraniano citado pelo Guardian. Nove dos feridos estão em estado grave.

Como os russos manifestam-se contra a guerra na Ucrânia?

Com bandeiras ucranianas e de forma pacífica, os russos manifestam-se contra a guerra na Ucrânia e apoiam o país contra o Kremlin. A Lituânia prepara-se para banir companhias aéreas russas do espaço aéreo do Báltico a partir das 22h00 deste sábado.

O que aconteceu com as tropas russas na capital ucraniana?

Segundo avança a CNN, passava pouco das 2h00 da manhã (hora local) quando as tropas russas avançaram na capital ucraniana a partir do norte e leste. Contudo, a natureza exata e a localização das detonações ainda não são claras. Também estão a ser relatados confrontos na zona mais a sul de Kiev, em Vasylkiv.

O que aconteceu com a Ucrânia antes da invasão?

No final do ano passado, Putin passou a enviar tropas para as regiões de fronteira com a Ucrânia e no dia 21 de fevereiro — três dias antes da invasão — reconheceu a independência das duas regiões separatistas.

Quais são as principais características da Ucrânia?

Nação democrática de 44 milhões de pessoas, a Ucrânia é o maior país da Europa por área depois da própria Rússia. O país votou pela independência no outono da União Soviética e recentemente intensificou os esforços para se juntar à OTAN e à União Europeia, aspirações que enfurecem Moscou. Leia a história completa

Como a população russa enxerga os últimos acontecimentos na Ucrânia?

A invasão é recente e é difícil saber exatamente como a população russa enxerga os últimos acontecimentos na Ucrânia. Mas desde que a tensão começou a escalar na região, a popularidade de Vladimir Putin cresceu na Rússia.

Qual o impacto do conflito Ucraniano no resultado das eleições presidenciais?

Tudo isso pode ainda impactar diretamente no resultado das eleições presidenciais, marcadas para outubro, já que o peso de problemas econômicos e inflação alta costuma sempre cair sobre o chefe de Estado atual. Nos últimos três dias, o conflito ucraniano ainda gerou um impacto na cotação do dólar em relação ao real.

Quais foram os protestos contra a guerra na Ucrânia?

Cerca de duas mil pessoas (1745) foram detidas, esta quinta-feira, na Rússia durante protestos contra a guerra na Ucrânia. As manifestações ocorreram em mais de 50 cidades do país, sendo a maior registada em Moscovo. Cerca de um milhar de pessoas foram detidas na capital russa.

Como o Exército Russo atua na Ucrânia?

O exército russo atualmente concentra sua campanha no Leste e no Sul da Ucrânia, onde tem obtido conquistas, com o uso de artilharia pesada e avançando lentamente em locais-chave. Atualmente, as forças russas ocupam quase 20% do território ucraniano, segundo o presidente Volodymyr Zelensky.

Qual a estratégia da Rússia para o território ucraniano?

Após mais de quatro meses, com ofensivas terrestres, marítimas e aéreas por boa parte do território ucraniano, a Rússia mudou de estratégia. O exército russo atualmente concentra sua campanha no Leste e no Sul da Ucrânia, onde tem obtido conquistas, com o uso de artilharia pesada e avançando lentamente em locais-chave.

O que os funcionários russos falam sobre a invasão da Ucrânia?

Mais de 100 altos funcionários russos assinaram uma carta aberta onde condenam a invasão da Ucrânia por Vladimir Putin considerando-a como uma atrocidade sem precedentes e alertando para consequências catastróficas.

Postagens relacionadas: