Abono de familia

abono de familia

Como funciona o abono de família?

Se tem filhos e crianças a cargo, ou está prestes a ter, o abono de família pode ser uma ajuda preciosa ao fim do mês. Esta prestação em dinheiro, que pode ser requerida online, é atribuída mensalmente com o objetivo de compensar os encargos familiares com o sustento e educação das crianças e jovens.

Como calcular o abono de família?

Para saber quanto vai receber de abono de família, comece por calcular o rendimento de referência da família. Some os rendimentos anuais de todos os membros do agregado familiar e divida o total pelo número de crianças e jovens que têm direito a abono + 1.

Quem tem direito a abono de família?

Quem tem direito a abono de família? O abono de família é uma forma de o Estado ajudar famílias mais carenciadas, numerosas ou monoparentais, a sustentar crianças e jovens que tenham a cargo. Para ter direito a este apoio são avaliadas as necessidades do seu agregado familiar.

Qual o prazo para receber o abono de família?

O pedido deve ser feito no prazo de seis meses a contar do primeiro dia do mês seguinte àquele em que passou a ter direito ao abono. Se o pedir mais tarde, começa a receber apenas no mês seguinte ao do pedido, não recuperando o que ficou para trás. Em regra, o abono de família é concedido até aos 16 anos.

Quem recebe o abono de família?

O abono de família não é de atribuição universal, ou seja, nem toda a gente recebe, e tudo depende do nível de rendimentos da família. Nada recebe quem faça parte de um agregado cujo património mobiliário (contas bancárias, ações, obrigações…) seja superior a 240 vezes o valor do indexante dos apoios sociais (IAS), fixado em 443,20 euros.

Quais são as regras da atribuição do abono de família?

Conheça as regras da atribuição do abono de família. O abono de família não é de atribuição universal, ou seja, nem toda a gente recebe, e tudo depende do nível de rendimentos da família.

Como é calculado o abono de família?

Para atribuição do abono de família é calculado o valor de referência que resulta da soma do total de rendimentos de cada elemento do agregado familiar a dividir pelo número de crianças e jovens com direito ao abono de família, nesse mesmo agregado, acrescido de um. Consulte os quatro escalões de rendimentos de referência.

Quais são os requisitos para ter acesso ao abono de família?

Para ter acesso ao abono de família é necessário as crianças e jovens: a)Terem menos de 16 anos; b) Serem residentes em Portugal ou equiparados a residentes; c) Não exercerem atividade laboral, a não ser que esta corresponda ao abrigo de contrato de trabalho em período de férias escolares;

Quando se pode pedir o abono de família?

Até quando se pode pedir o abono de família? O abono de família deve ser pedido no prazo de 6 meses a contar do primeiro dia do mês seguinte ao mês em que passou a ter direito ao abono (ex.: mês do nascimento).

Como funciona o direito ao abono da família para crianças e jovens?

O direito ao abono da família para crianças e jovens é suspenso quando se verificar o exercício de atividade laboral, exceto se este for prestado ao abrigo de contrato de trabalho, em período de férias escolares. O direito ao abono pode ser retomado, a pedido dos interessados, quando voltarem a verificar-se as condições de atribuição.

Quais são os requisitos para ter acesso ao abono de família?

Para ter acesso ao abono de família é necessário as crianças e jovens: a)Terem menos de 16 anos; b) Serem residentes em Portugal ou equiparados a residentes; c) Não exercerem atividade laboral, a não ser que esta corresponda ao abrigo de contrato de trabalho em período de férias escolares;

Qual o valor de abono de família?

Ao todo, existem cinco escalões de abono de família: um para cada nível de rendimento de referência. O valor a receber depende de vários fatores, como o escalão e a idade da criança ou do jovem. Continue a ler este artigo e saiba o essencial sobre o abono de família.

Quanto tempo demora para começar a receber? Após ter feito o pedido por existir uma situação que conceda direito ao abono de família (nascimento, frequência escolar) começa a receber no mês seguinte a essa data. Caso passem seis meses deste a situação que conceda direito ao abono, o prazo para a atribuição começa a contar a partir desse mês.

Quem pode fazer o pedido de abono de família?

Postagens relacionadas: