Figo

figo

Qual é a origem do figo?

Originário da região do Mediterrâneo, o figo é o fruto da figueira (Ficus carica), uma árvore da família Moraceae. O figo é uma das frutas consumidas desde a Antigüidade; a Bíblia relata que Adão, quando foi expulso do Éden, usou folhas de figueira para esconder sua nudez.

Quais são os benefícios do figo?

Além disso, o figo também contém carotenoides, antocianinas e flavonoides, compostos bioativos com propriedades antioxidantes, que combatem o radicais livres e fortalecem o sistema imunológico, ajudando a prevenir situações, como envelhecimento precoce, câncer, aterosclerose e infarto.

Quais são os tipos de figos?

Os figos tipo comum desenvolvem-se partenocarpicamente, ou seja, não necessitam da caprificação (polinização) São Pedro (Ficus carica intermedia): As plantas deste tipo são intermediárias entre as do tipo smyrna e comum. Os figos têm apenas flores femininas.

Por que o figo é uma flor?

Você pode ter estranhado as aspas na palavra fruta no início do texto, mas é que, apesar de ser popularmente conhecido como uma fruta, o figo é, na verdade, uma flor. Parece estranho, não é mesmo? A explicação é que a figueira não floresce como as demais árvores frutíferas, mangueiras e macieiras, por exemplo. As flores da figueira são invertidas.

Quais são as principais características do figo?

O figo é um fruto que se caracteriza por ser uma boa fonte de fibras alimentares e potássio. É um fruto altamente energético pois é rico em açúcar. O figo seco é uma boa fonte de cálcio. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.

Qual a importância do figo no Brasil?

Valinhos, localizado no interior de São Paulo é considerado destaque na produção de figo. O figo é altamente energético, por ser rico em açúcar. Contém vitamina C, sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. Combate inflamações do sistema respiratório.

Onde é cultivado o figo?

O figo é nativo das regiões próximas do Mar Mediterrâneo. No Brasil, é cultivado principalmente no Sul e nos planaltos do Sudeste. Com irrigação, pode ainda ser cultivado nas serras e planaltos do Nordeste. São conhecidas mais de 30 variedades de figo. A fruta possui as vitaminas A, B1, B2, B5, e C.

Como é a reprodução do figo no Brasil?

Mas saiba também que no Brasil a reprodução do figo não ocorre dessa forma. A vespa é originária de outros países (Turquia e Arábia) e ainda não está presente no nosso. Pesquisadores estão estudando a viabilidade de introdução dessa espécie no País, para que possamos produzir figo dessa forma também.

Quais são as principais características do figo?

O figo é um fruto que se caracteriza por ser uma boa fonte de fibras alimentares e potássio. É um fruto altamente energético pois é rico em açúcar. O figo seco é uma boa fonte de cálcio. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.

Como se dividem os tipos de figos?

Como você deve ter percebido pelo nome das variedades, outra forma de se dividir os tipos de figo é pela cor. Nessa divisão encontramos os figos: brancos, corados e negros. Por fim, os figos podem ser divididos de acordo com seu tipo de flor:

Qual a variedade de figos mais cultivada no Brasil?

O figo é nativo das regiões próximas do Mar Mediterrâneo. No Brasil, é cultivado principalmente no Sul e nos planaltos do Sudeste. Com irrigação, pode ainda ser cultivado nas serras e planaltos do Nordeste. São conhecidas mais de 30 variedades de figo.

Quais são os diferentes tipos de figos para consumo fresco?

Os figos para consumo fresco são chamados de figos de mesa. Sua pele é tenra e a maturação é mais longa. Possui poucas sementes. O figo de secar amadurece mais rapidamente e possui a pele mais dura. Dentre os figos de consumo fresco destacam-se:

Postagens relacionadas: