Perseu com a cabeca de medusa

perseu com a cabeca de medusa

Quem é o deus que cortou a cabeça de Medusa?

Com a ajuda da deusa Minerva, que lhe deu um escudo, e do deus Mercúrio, que lhe deu sapatos alados, Perseu entrou na gruta em que Medusa estava dormindo, cortou sua cabeça e entregou à Minerva. Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico?

Como era a Medusa na mitologia grega?

Na Mitologia Grega, Medusa era uma bela mulher que fora violentada por Poseidon. Na justiça dos deuses, Poseidon foi absolvido e Medusa - acusada de ter profanado seu templo, foi considerada culpada pela deusa Atena e por esta transformada em um monstro: uma figura com serpentes no lugar dos cabelos e um olhar que tornava em pedra quem a olhasse.

Quais são as principais características do Perseu?

Possivelmente a sua composição mais célebre no gênero heróico e uma das principais em toda a sua produção, o Perseu foi concebido em torno de 1790 mas esculpido com grande rapidez entre fins de 1800 e o início de 1801, no retorno de sua viagem à Alemanha.

Quem é o filho de Perseu?

Descoberto o filho, Acrísios aprisiona filha e neto em uma caixa e lança-os ao mar, mas Zeus os protege e estes darão, incólumes, na ilha de Sérifos, onde Perseu é educado por Ditis, irmã do tirano Polidectes, que assediará Dânae.

Qual a origem da cabeça de Medusa?

Sua cabeça foi entregue a Atena, que a usou como adorno para o seu escudo. Medusa é uma personagem da mitologia grega conhecida por ser uma górgona. Medusa não era a única górgona, pois tinha duas irmãs, chamadas Esteno e Euríale.

Qual é o significado da deusa Medusa?

Do grego, Medusa significa guardiã, protetora e também “sabedoria feminina”, se considerarmos o culto das amazonas à deusa serpente na Líbia. As esculturas e pinturas da Medusa decoravam os telhados de templos gregos e acreditava-se que afugentava os maus espíritos.

Qual é o mito da Medusa?

O mito da Medusa se entrecruza com outro bem conhecido, o de Perseu. Segundo o mito, ela foi decapitada pelo herói, o qual lutou com a Górgona olhando apenas o seu reflexo no escudo polido. Estátua de Perseu com a cabeça de Medusa Ao decapitá-la, algo inusitado ocorreu: duas criaturas nasceram, pois Medusa estava grávida de Poseidon.

Quais eram os amuletos com a cabeça de Medusa?

Assim, a cabeça da Medusa era retratada no frontão de construções, assim como nas armaduras de soldados e em muitos outros pequenos objetos do cotidiano. Os amuletos com a cabeça de Medusa eram conhecidos como gorgonião.

Como era a vida de Perseu?

Ajudado por Hermes, o deus que não se perde na “noite” e no caminho, e pela inteligência de Atena, que espanca as trevas, Perseu logrou chegar à habitação das Gréias, que, por disporem de um só olho, montavam guarda em turno, estando duas sempre dormindo.

Quais foram os filhos de Perseu?

Apesar disso Perseu se recusou a governar Argos (trocando de reinos com Megapente filho de Preto) e governou Tirinto e Micenas (cidade que fundou), estabelecendo uma família de sete filhos: Perseides, Perses, Alceu, Helio, Mestor, Sthenelus, e Electrião, e uma filha, Gorgófona.

Quem é o pai de Perseu?

Professora licenciada em Letras. Perseu, filho de Zeus e Danai, é um dos heróis mais emblemáticos da mitologia grega, considerado um semideus. Seu pai, Zeus, é o Deus dos Deuses e, portanto, o principal da mitologia grega.

Quem foi Perseu e o que aconteceu com a cidade de Micenas?

Perseu foi um guerreiro mitológico grego. Um semideus conhecido por ter derrotado a górgona Medusa, que transformava qualquer um que a olhasse em pedra. Além de ser o fundador da cidade-estado de Micenas, tendo sido ancestral dos imperadores da Pérsia.

Postagens relacionadas: