Próteses dentárias

próteses dentárias

O que é Prótese Dentária Fixa?

As próteses dentárias semi-fixas são conhecidas como sobredentaduras. Estas opções continuam a ser uma prótese dentária removível, mas já um pouco mais fixa. Por outras palavras, são próteses removíveis estabilizadas por implantes dentários.

Como cuidar da prótese de dente?

Como cuidar: É importante retirar a prótese após cada refeição e lavar com água corrente para remoção do resto de comida. Em seguida, deve-se escovar a prótese com uma escova de dentes adequada e pasta de dente, enxaguando com água corrente em seguida, para evitar o escurecimento da prótese, a formação de tártaro e cáries.

Quais são os tipos de prótese parcial?

Na prótese parcial, como o próprio nome indica, apenas um (prótese unitária) ou mais dentes (2 ou mais dentes) são incluídos, podendo ser fixa (prótese parcial fixa) ou removível (prótese parcial removível). A prótese parcial removível já poderá ser também esquelética, caso os dentes existentes tenham condições para servirem de suporte à mesma.

Por que colocar uma prótese?

A colocação de uma prótese torna-se fundamental para devolver as funções mastigatórias, a estética e até melhorar a dicção. Veja porquê: Embora seja muito negligenciada, a mastigação correcta dos alimentos é fundamental para qualquer indivíduo.

Quanto tempo dura uma Prótese Dentária Fixa?

Por conta de sua variedade de modelos e materiais, a durabilidade da prótese dentária fixa também tende a variar, levando em conta que uns materiais são mais resistentes que outros. No geral, o tempo aceitável da vida útil de uma prótese dentária sobre implantes ou dentes naturais na boca é de 5 anos.

Qual a importância da Prótese Dentária Fixa para a recuperação de dentes fraturados?

A recuperação de dentes fraturados ou com cáries extensas é um dos procedimentos mais realizados no consultório do dentista. E para que a reconstrução estética e funcional do dente danificado seja eficiente, muitas vezes é necessário utilizar uma prótese dentária fixa. Mas, afinal, o que é este dispositivo protético tão comum?

Quais são os tipos de prótese fixa?

Entre os principais tipos de prótese fixa estão: Prótese dentária tradicional (Ponte) É o tipo de prótese dentária mais utilizada, podendo ser confeccionada em cerâmica, metal ou porcelana.

Qual o melhor tratamento para falta de dentes?

As próteses fixas são indicadas para os pacientes que perderam um ou mais dentes, mas ainda restam alguns na boca. Não há possibilidade de realizar o procedimento sem essas condições, pois a prótese precisa dos outros dentes para servir de pilar e ser fixada.

QUANTO TEMPO DURA A PRÓTESE ? A prótese deve ser substituída a cada 5 anos, mesmo que o paciente se sinta bem com ela. Após este prazo, tanto sua estética quanto sua funcionalidade poderão estar comprometidas, mesmo que tenham sido cuidadas e higienizadas rigorosamente.

Qual a diferença entre prótese parcial e pontes dentárias?

O que é uma prótese parcial? A prótese parcial é um tipo de dispositivo protético, diferente das pontes dentárias, composto por dentes artificiais presos a uma estrutura metálica. A estrutura metálica fixa-se aos dentes naturais nos dois lados da boca, como se fosse um retentor.

Qual a diferença entre prótese parcial removível e aparelho ortodôntico?

Para fazer uma comparação simples, a prótese parcial removível se parece um pouco com a contenção utilizada por pessoas que utilizam o aparelho ortodôntico, tendo um componente que se apoia nos tecidos moles da boca e fechos que se encaixam nos dentes.

O que é uma prótese dentária?

De modo geral, o conceito de prótese consiste em um dispositivo a ser implantado no corpo para substituir, total ou parcialmente, a ausência de algum órgão ou membro. Sendo assim, no caso da prótese dentária, ela tem como objetivo suprir a falta de um ou mais dentes.

Como saber se a prótese é dolorida?

No início você pode sentir estranhamento no volume da boca e até no contato da peça com os dentes e a gengiva, o que é perfeitamente normal. Caso a prótese coloque muita pressão em uma área específica, deixando o ponto dolorido, converse com seu dentista para que ele faça um ajuste no encaixe.

Postagens relacionadas: