Barris do douro

barris do douro

Qual é a região do Douro?

O Douro é uma sub-região estatística portuguesa NUTS III, parte da Região Norte, integrando partes do Distrito de Bragança, Distrito de Vila Real, Distrito de Viseu e Distrito da Guarda e abrangida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Por que ir à descoberta do Douro?

Partir à descoberta do Douro é não só aventurar-se por uma das regiões mais bonitas do país, como também ver paisagens únicas e arrebatadoras. A verdade é que a região duriense é dona e senhora dum quadro natural belíssimo e inspirador, que permanece para sempre na memória de quem a visita.

Onde fica a Linha do Douro?

É no Pocinho que, atualmente, termina a emblemática e belíssima Linha do Douro. Mas, para além disso, esta aldeia do concelho de Vila Nova de Foz Côa vale a visita pelas suas belas paisagens pintadas a verde e azul e pelos desportos náuticos.

Onde é o rio Douro?

Mas é sobretudo no trecho do rio entre Peso da Régua e Pinhão que estão algumas das principais vinícolas portuguesas, de nomes famosos em todo o mundo, como a Quinta da Pacheca e a Quinta dos Murças. Levou a fama por produzir o vinho do Porto, sim!

Quais são as características do Douro?

3 – A pedra predominante na região do Douro é o xisto, uma rocha metamórfica fortemente laminada. Esta caraterística é comumente conhecida. Contudo, poucas pessoas sabem que é um dos principais fatores para a produção de vinhos mundialmente apreciados.

Quais são as principais características do rio Douro?

Esta região oferece paisagens de excepcional beleza com o rio Douro como protagonista, acompanhado por prestigiosas caves de vinho, históricas fortalezas, casas medievais de pedra e terrenos de vinha localizados em inclinados territórios. O Douro é um rio forte, com ocasionais ondas, que carateriza esta paisagem única.

Qual é a região do Alto Douro?

Vinhas do Alto Douro vistas do miradouro de São Leonardo de Galafura O Douro é uma sub-região estatística portuguesa NUTS III, parte da Região Norte, integrando partes do Distrito de Bragança, Distrito de Vila Real, Distrito de Viseu e Distrito da Guarda e abrangida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Qual é a sub-região do Douro?

Douro (sub-região) Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O Douro é uma sub-região estatística portuguesa NUTS III, parte da Região Norte, integrando partes do Distrito de Bragança, Distrito de Vila Real, Distrito de Viseu e Distrito da Guarda e abrangida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Qual a extensão da Linha do Douro?

A Linha do Douro é uma linha de caminho-de-ferro em Portugal, de bitola ibérica, que liga Ermesinde ao Pocinho, numa extensão de cerca de 160 Km.

Quais são os municípios da Linha do Douro?

A Linha do Douro cruza o território da Rota do Românico, passando pelos municípios de Paredes, Penafiel, Lousada, Amarante, Marco de Canaveses e Baião.

Quais são os primeiros troços da linha ferroviária do Douro?

Os primeiros troços da linha ferroviária do Douro, a partir da cidade do Porto, foram inaugurados no já longínquo ano de 1875. Contudo, tal como no século XIX, este caminho de ferro continua a apresentar-se como um dos meios de deslocação mais interessantes para (re)descobrir o vale encantado do rio Douro.

Quanto custa viajar para o Douro?

Também é possível, normalmente entre junho e outubro, viajar com o Comboio Histórico do Douro, uma locomotiva a vapor com carruagens de madeira do início do século 20. O percurso é entre Régua e Tua, parando em Pinhão. Para quem sai do Porto ou de outra cidade do Norte, o passeio custa €47,50.

A Região Vinhateira do Alto Douro, que tem como paisagem o rio Douro e os seus socalcos, foi classificada como Património da Humanidade em 2001 pela UNESCO. 4. Porque é que se chama rio Douro? São várias as teorias e lendas à volta do nome do rio. Por um lado, acredita-se que vem do antigo celta, no qual “dur” ou “dubr” significava água.

Quais são os principais afluentes do rio Douro?

Postagens relacionadas: