Tondela cidade

tondela cidade

Por que visitar o concelho de Tondela?

Percorrer o Concelho de Tondela, é verdadeiramente partir à descoberta da história nas suas mais belas vertentes, a arte, as paisagens e as gentes, pois em cada lugar existem marcas de outros tempos dignas de serem admiradas: imponentes solares com as suas belíssimas pedras de armas, igrejas, capelas, pontes e moinhos de água.

Qual o significado de Tondela?

Tondela é uma cidade portuguesa, sede de município do distrito de Viseu, situada na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região Viseu Dão-Lafões, com cerca de 4 500 habitantes. É a quarta maior cidade do distrito de Viseu, atrás de Viseu, Lamego e Mangualde.

Quais são os patrimónios históricos da região de Tondela?

Testemunhos históricos como o Menir de Caparrosa, as pinturas de São Miguel do Outeiro, de Molelos e de Molelinhos, o castro de Nandufe ou o Dólmen da Lageosa constituem um património de grande interesse da região de Tondela.

Qual é a origem do nome Tondelinha?

Foi vila com foral manuelino de 14 de Julho de 1515, tendo a sua sede em Molelos, e, mais tarde, passou para Tondela. Por ironia, outro diminutivo ( -inha) este bem português, deu origem ao nome Tondelinha, da freguesia de Orgens, concelho de Viseu.

Como é a cidade de Tondela?

Na região da Beira Alta, no centro de Portugal, Tondela é uma cidade calma em montanhas cobertas de pinheiros, junto ao rio Dão. A cidade surgiu rapidamente em 1700, e tem muitas casas barrocas a partir desta época, uma das quais é a Home Para parceiros Roteiros Favoritos Home Sobre nós Adicionar uma Empresa Roteiros Visitar Portugal

Quais são os patrimónios históricos da região de Tondela?

Testemunhos históricos como o Menir de Caparrosa, as pinturas de São Miguel do Outeiro, de Molelos e de Molelinhos, o castro de Nandufe ou o Dólmen da Lageosa constituem um património de grande interesse da região de Tondela.

Quais são as características de Tondela?

O antigo centro de Tondela é uma pequena rede de ruas de paralelepípedos ao redor da prefeitura. Muitas das moradias são de 1600 e 1700, quando Tondela se formou de um pequeno bando de fazendas para um centro de governo local e comércio. Você poderia sair do carro e passar uma hora ou duas em suas ruas e praças sonolentas.

Como é a cidade de Tondela?

Na cidade de Tondela é tradição, quando lá chegados, procurar essa a Fonte da Sereia, cujo topo tem a mulher da trompa esculpida, tal e qual como do topo de um monte ela vigiava as suas fronteiras. A cidade de Tondela tem também a estátua Ao Tom’Dela alusiva a esta lenda.

Qual a importância do Clube Desportivo de Tondela?

O Clube Desportivo de Tondela (C.D.T.) a caminho de quase um século de de vida, confirma um legado e currículo de importância extrema na região da Beira Alta e no panorama nacional.

Qual foi o primeiro clube de Futebol de Tondela?

A data de 6 de junho de 1933 marca o inicio da história do Clube Desportivo de Tondela que tem no futebol a sua modalidade predominante. Clube eclético, mantém ativas nos seus quadros as seguintes modalidades desportivas: Futebol, Ténis, E-sports, Hipismo e Basquetebol.

Quais são as cores do clube de Tondela?

As cores do CDT são o verde e amarelo idênticas às do Município de Tondela. O Clube Desportivo de Tondela é regularmente conhecido como o Maior das Beiras por ser o clube da sua região com mais palmarés e expressão no futebol português. Beirões, Tondelenses ou Auriverdes são outras alcunhas normalmente associadas ao clube, atletas e adeptos.

Postagens relacionadas: