Vossas excelências abreviatura

vossas excelências abreviatura

Quais são as abreviaturas de sua excelência e Vossa Excelência?

Ou seja, em vez de S. Ex.ª, usa-se SEXA. Acho-o estranho. É correto ou não? Tenho memória de me ter cruzado com SEXA, para significar «S. Ex.ª» ou «Sua Excelência», e também com VEXA, para significar «V. Ex.ª» ou «Vossa Excelência», em documentação administrativa com pelo menos mais de 20 ou 30 anos.

Qual é o significado de Vossa Excelência?

Vossa Excelência: significado. Já Vossa Excelência é também um pronome de tratamento, que possui abreviação grafada como V.Ex.ª. Diferentemente de Vossa Senhoria, esse pronome é dedicado para tratamentos cerimoniosos e formais, quando nos dirigimos a pessoas que ocupam cargos de grande autoridade.

Qual é o pronome de Vossa Excelência?

Vossa Excelência é um pronome de tratamento (axiônimo) utilizado para falar com ou sobre pessoas que ocupam altos cargos, como presidentes, desembargadores, senadores ou juízes. Se você está se referindo ao Presidente da República, não deve abreviar o pronome. V.Ex.ª deve comparecer à câmara amanha, às 8 horas da manhã;

Qual é a abreviação de Senhor?

A abreviação de Vossa Excelência é V. Ex.ª (s). É utilizada para se dirigir às pessoas que ocupam um nível superior de hierarquia social, como altas autoridades: desembargadores, reitores, procuradores, presidentes, embaixadores e oficiais generais. Senhor A abreviação de Senhor é Sr. No plural escreve-se Srs.

Qual é a diferença entre sua excelência e Vossa Excelência?

Assim, eu escrevi ao Senhor Presidente da República. É, contudo, frequente ouvir vai agora falar Sua Excelência o Presidente da República, em que Sua Excelência é uma forma de cerimónia indirecta, por oposição a Vossa Excelência que, quando aplicada, é como forma de tratamento directo, como é exemplo Escrevo a Vossa Excelência a solicitar ...

Qual a diferença entre sua e sua excelência?

Ex.: Vossa Excelência, senhor Deputado, é muito corajoso (fala-se com a autoridade). 4) Quando se faz referência à pessoa tratada, mas se conversa com outrem ( pessoa de quem se fala ), emprega-se Sua. Ex.: Sua Excelência o Deputado Araújo, de quem lhe falei há pouco, é muito corajoso (fala-se da autoridade).

Qual é a abreviação de Senhor?

A abreviação de Vossa Excelência é V. Ex.ª (s). É utilizada para se dirigir às pessoas que ocupam um nível superior de hierarquia social, como altas autoridades: desembargadores, reitores, procuradores, presidentes, embaixadores e oficiais generais. Senhor A abreviação de Senhor é Sr. No plural escreve-se Srs.

Quais são os pronomes de 3a pessoa?

Embora esse pronomes se refiram à 2ª pessoa, aquela com quem se fala, eles se comportam como pronomes de 3ª pessoa. O exemplo mais simples é o do pronome você muito empregado no português coloquial do Brasil. Veja: muito inteligente.

Qual é a forma abreviada do pronome de tratamento?

Nota: No caso do Presidente da República, não deverá ser utilizada a forma abreviada do pronome de tratamento. Embora os pronomes de tratamento se dirijam à 2.ª pessoa do singular ou do plural (Vossa Excelência ou Vossas Excelências), a concordância verbal deverá ser feita sempre com a 3.ª pessoa do singular ou do plural:

Qual a diferença entre vossa e sua?

Ao se dirigir respeitosamente a uma autoridade, você usa o Vossa. Ex.: Vossa Excelência foi muito útil na resolução do problema. Ao se dirigir a outra pessoa, referindo-se àquela mesma autoridade, você usa o Sua. Ex.

A inicial maiúscula deverá ser maioritariamente usada em de documentos oficiais: Já as formas abreviadas deverão ser sempre escritas com letra inicial maiúscula: Esta carta está endereçada ao Sr. Paulo. Você sabe em que apartamento mora a Sr.ª Heloísa?

Postagens relacionadas: