Área metropolitana do porto

área metropolitana do porto

Qual é a definição de uma área metropolitana?

As áreas metropolitanas correspondem às cidades de Lisboa e Porto, ou seja, as maiores de Portugal em termos populacionais. Dando continuidade à reorganização administrativa, na atualidade, verifica-se o forte aumento de importância das áreas metropolitanas e comunidades intermunicipais em detrimento dos distritos.

Quais são os concelhos que compõem a áreametropolitana do Porto?

Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural.

Qual a densidade populacional do Porto?

A Área Metropolitana do Porto conta, atualmente, com 17 municípios, com 1.737.395 habitantes distribuídos por uma área aproximada de 2 040 km², resultando numa densidade populacional de 852 habitantes/km².

Qual a região do Brasil com menor densidade populacional?

De acordo com os dados do Pordata, em 2017, o Alentejo era a região do país com menor densidade populacional – em cada quilómetro quadrado existe uma media de 22,6 pessoas. Os números contrastam significativamente com a Área Metropolitana de Lisboa que tem 937,7 pessoas por cada quilómetro quadrado.

Quais são as principais características do Porto?

O Porto e a Área Metropolitana do Porto constituem o núcleo estrutural da Região do Norte, que tem uma população de 3 689 609 habitantes (Censos de 2011), sendo, portanto, a região ( NUTS II) mais populosa de Portugal. Compreende 8 sub-regiões ou unidades de nível III (NUTS III).

Qual é o clima da cidade do Porto?

A cidade do Porto tem um clima mediterrânico do tipo Csb de acordo com a classificação climática de Köppen-Geiger. [ 30][ 31] No Inverno as temperaturas variam entre os 5 °C e os 14 °C raramente descendo abaixo dos 0 °C. Durante esta estação, períodos chuvosos alternam com dias mais frios e de céu limpo.

Qual o sítio da cidade do Porto?

A cidade do Porto inclui o sítio Centro Histórico do Porto, Património Mundial da UNESCO .

Postagens relacionadas: