Costureira

costureira

O que é uma costureira e por que ela é tão importante?

A modista ou a costureira fazem parte das memórias de criança dos mais velhos. Era a estas profissionais que se recorria quando era preciso arranjar uma roupa nova para uma celebração especial, como um casamento por exemplo. Atualmente, as pessoas estão mais habituadas ao prêt à porter, ou seja, a comprarem roupas já feitas.

Qual a importância do ofício de costureira?

Além da técnica, é necessário que a costureira tenha atenção e respeito, uma vez que ela não está lidando apenas com roupas e tecidos, pois seu trabalho lida, principalmente, com afetos! Ao reparar uma peça, ela está mantendo viva a memória que aquela roupa carrega.

Qual é a importância da costureira para a indústria têxtil?

Atelier de costura: a costureira é capaz de confeccionar qualquer tipo de trabalho, desde consertos, roupas sob medida, até vestidos de festa. Atelier de alta-costura: somente são confeccionadas roupas de luxo, vestidos de festa e de noivas. Geralmente a responsável pelo atelier coordena uma equipe de profissionais.

Por que contratar profissionais de costura?

Assim, têm também surgido mais atelieres e locais de costura, onde se fazem desde ajustes até roupa por medida. Por isso, também são tempos de grande concorrência para quem quer abrir um negócio próprio. Mas a indústria têxtil continua a contratar profissionais de costura com alguma regularidade.

Qual a importância do ofício de costureira?

Além da técnica, é necessário que a costureira tenha atenção e respeito, uma vez que ela não está lidando apenas com roupas e tecidos, pois seu trabalho lida, principalmente, com afetos! Ao reparar uma peça, ela está mantendo viva a memória que aquela roupa carrega.

Por que as máquinas de costura são tão importantes para as costureiras?

Porém, a profissão passou por uma série de avanços quando comparada há alguns anos com os dias de hoje. Isso porque as máquinas de costura foram se modernizando, além de ganhar até mesmo portabilidade, o que facilita e muito o dia a dia das costureiras. Em geral, a maior parte das pessoas que adere a profissão é mulher.

Como é a profissão de costureira?

Desde os tempos das nossas avós e até mesmo bisavós, essa profissão já existia. Ser costureira nada mais é do que remendar, criar ou reestilizar roupas, cortinas e demais itens. Porém, a profissão passou por uma série de avanços quando comparada há alguns anos com os dias de hoje.

Por que a costureira precisa de atenção e respeito?

Ao contrário do que o senso comum pensa, o ofício de costureira exige muito! Além da técnica, é necessário que a costureira tenha atenção e respeito, uma vez que ela não está lidando apenas com roupas e tecidos, pois seu trabalho lida, principalmente, com afetos!

Qual a importância da indústria têxtil?

Mas essa é apenas uma das possibilidades da indústria têxtil no Brasil. A sustentabilidade é outro ponto em alta na cadeia têxtil. Fibras e tecidos reciclados, entre outras iniciativas, são fruto da busca pela redução de descartes, além da economia de água e diminuição dos gastos com energia elétrica.

Quais as novidades para a indústria têxtil?

Uma das áreas que atualmente apresenta diversas novidades para a indústria têxtil é a de estamparia digital, com máquinas de alta precisão para impressão em tecidos com técnicas especiais como, por exemplo, a garment printer que imprime qualquer imagem direta na peça acabada – como uma camiseta –, sem limite de cores.

Por que investir na indústria têxtil?

A indústria têxtil tem um papel importante na sociedade, como o impacto nos meios de trabalho, na representatividade das mulheres, nas lutas pelos diretos civis, entre outros. Nesse post vamos falar um pouco da evolução do segmento têxtil e qual a importância da indústria têxtil no Brasil.

Qual a importância da tecnologia têxtil para as empresas de manufatura?

Como vimos, a tecnologia têxtil pode proporcionar vantagem competitiva para as empresas de manufatura. A utilização de softwares especializados e ERPs é o melhor caminho para garantir efetividade e rapidez na transferência de informações entre os vários setores.

Postagens relacionadas: