Galeria da biodiversidade

galeria da biodiversidade

Onde fica a Galeria da biodiversidade do Porto?

Based at Casa Andresen, at Porto’s Botanical Garden, the Hall of Biodiversity – Ciência Viva Center is the outcome of the first phase of the ambitious rehabilitation project of the MHNC-UP, which is currently underway in close collaboration with Ciência Viva Agency.

O que é a biodiversidade?

Para entender o que é a biodiversidade, devemos considerar o termo em dois níveis diferentes: todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo, e as inter-relações, ou ecossistemas, na qual a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras.

Quais as principais ameaças à biodiversidade?

Quais as principais ameaças à biodiversidade? A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais, a expansão urbana e industrial, tudo isso está levando muitas espécies vegetais e animais à extinção.

Qual a diferença entre diversidade biológica e genética?

A diversidade biológica está presente em todo lugar: no meio dos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de água sulfurosas. A diversidade genética possibilitou a adaptação da vida nos mais diversos pontos do planeta. As plantas, por exemplo, estão na base dos ecossistemas.

Quais são os fatores que ameaçam a biodiversidade?

Destruição de habitat. A destruição de habitat, um dos principais fatores que ameaçam a biodiversidade, pode ocorrer como consequência de diversas atividades de origem antrópica, como o desmatamento ― para a extração de madeira, substituição de florestas por monoculturas ou áreas de pastagem, urbanização etc. ―, a poluição e as mudanças climáticas.

O que é a biodiversidade?

O termo biodiversidade refere-se à diversidade biológica existente num determinado local, podendo ser compreendida em diferentes níveis que vão desde a diversidade de genes presentes num indivíduo, passando pela diversidade de espécies, até a diversidade de ecossistemas.

Qual a importância da Biodiversidade para os ecossistemas?

Podemos citar como exemplo desta ameaça práticas como a caça e a pesca descontroladas, a extração ilegal de madeira, além do tráfico de animais e plantas. Além do potencial econômico e para saúde, a biodiversidade é essencial para o equilíbrio dos ecossistemas, o que afeta também a humanidade.

Quais animais silvestres podem contribuir para a ameaça a biodiversidade?

Comprar animais silvestres como cobras ou, até mesmo, algumas espécies de aves são formas de contribuir para a ameaça à biodiversidade. Longe de seu habitat e presos em cativeiro, eles se tornam agressivos, depressivos e muitas vezes não procriam. O que coloca a espécie em risco.

Postagens relacionadas: