Aldeia submersa geres

aldeia submersa geres

Como saber se a aldeia está a descoberto?

Nestes alturas, grande parte da aldeia fica a descoberto e, seguindo o trilho que acompanha o rio, poderá ter um vislumbre do que terá sido a aldeia. Apesar da ausência de telhados, as construções permanecem praticamente intactas, sendo possível distinguir diferentes edificações, bem como muros e caminhos.

Quando os vestígios da aldeia desapareceram?

Mas os vestígios da aldeia não desapareceram por completo. Ainda se pode observar os vestígios das ruínas das casas quando o nível das águas desce, em períodos de seca, ou quando a barragem liberta água para trabalhos de limpeza do espaço.

Qual é o concelho de campo do Gerês?

Vilarinho das Furnas era uma aldeia da freguesia de Campo do Gerês, situada no concelho de Terras de Bouro, no distrito de Braga. Actualmente, desde 1971, esta aldeia está submersa pela albufeira da barragem de Vilarinho das Furnas.

Qual é o nome da freguesia de campo do Gerês?

Campo do Gerês é uma freguesia portuguesa do concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga, também conhecida por São João do Campo, com 62,38 km² de área e 162 habitantes (2011), logo com densidade de 2,6 hab/km². Esta antiga aldeia está situada junto à Mata da Albergaria em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, a 15 km da sede do concelho.

Onde fica a aldeia de campo do Gerês?

Situada após o Cruzeiro de São João do Campo, no sentido da Carvalheira, crê-se que a ponte de Eixões deve recuar à época romana. Num espaço tão pequeno como é a aldeia, o Campo do Gerês é prendado com três espaços que lhe permite ser abundante em água.

Onde fica a porta do campo do Gerês?

A Porta do Campo do Gerês, inserida no Núcleo Museológico, é uma das 5 Portas do Parque Nacional da Peneda Gerês e caracteriza-se por ser uma estrutura de receção ao visitante, localizada estrategicamente, na principal entrada da área protegida do PNPG, no concelho de Terras de Bouro.

Qual é o nome da Vila do Gerês?

Ajude a inserir referências. O Gerês é uma vila que corresponde territorialmente à freguesia de Vilar da Veiga, do município de Terras de Bouro. Foi elevada a vila em 16 de agosto de 1991, sob a designação de Termas do Gerês. Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço.

Postagens relacionadas: