Lichias

lichias

Qual a origem da lichia?

A lichia, conhecida cientificamente como Litchi chinensis, é uma fruta exótica de sabor doce e com formato de coração, com origem na China, mas que também é cultivada no Brasil.

Quais os benefícios da lichia?

A lichia tem cianidina na sua composição, que é o pigmento responsável pela cor avermelhada da casca, com ação antioxidante, o que ajuda a aumentar a queima de gorduras. Esta fruta não contém gorduras e é rica em fibras e água o que auxilia na perda de peso e no combate à obesidade.

Qual a importância das lichias para a dieta para redução de peso?

Em conjunto com as fibras que promovem saciedade, nos permitindo ingerir menos alimentos, as lichias são uma ótima opção para ajudar numa dieta para redução de peso. Outro componente importante é a cianidina. Falaremos sobre isso mais especificamente a seguir.

Qual a diferença entre extrato de lichia e placebo?

A Universidade de Hokkaido, no Japão, realizou um estudo com voluntários, sendo que alguns receberam extrato de lichia, enquanto outros tomaram placebo, por dez semanas. Após esse período, concluiu-se que houve uma redução de 15% a mais de gordura abdominal nos indivíduos que tomaram o extrato de lichia.

Qual é a origem do fruto de lichia?

Isto é bem estabelecido em relação tanto ao fruto de lichia como, mais particularmente, ao fruto de seu primo, a planta de ackee ( Blighia sapida ), membro das Sapindaceae originário da África Ocidental e transplantado no século XVIII para o Caribe. Gravura do missionário jesuíta polonês Michał Boym (1612-1659) representando uma lichia.

Quais são as partes da lichia?

Partes usadas: Frutos. A lichia geralmente tem o tamanho de um limão galego, mas, na China, alguns medem 35 a 40 milímetros de comprimento. Pelo aspecto, assemelha-se a um morango. A casca, coriácea, áspera, quebradiça, avermelhada, passa a castanho-escuro quando está maduro.

Qual é a primeira espécie de lichia?

A primeira delas é a L. c. chinensis. Essa é, sem dúvida, a subespécie mais conhecida e cultivada de lichia que existe. Ela é cultivada em todo sudeste, leste e sul do continente asiático, além de poder ser encontrada também no sul da África, no Havaí e nos EUA.

Qual é o sabor da lichia?

A lichia é um fruto de sabor agradável que possui um ótimo aroma e é levemente acidificado. Pode ser comida fresca ou ainda ser utilizada como matéria-prima para a fabricação de sucos, geleias, sorvetes, compotas, iogurtes e bebidas fermentadas. A polpa pode ser ainda comercializada desidratada ou enlatada.

Qual a importância da lichia para a saúde?

Além disso, a lichia ajuda a regular o metabolismo de lipídios e a aumentar os níveis do colesterol bom, contribuindo para a saúde cardiovascular.

Quais são os efeitos colaterais da lichia?

Apesar de ter muitos benefícios para a saúde, a lichia também pode causar efeitos colaterais, principalmente quando consumida em excesso, e inclui hipoglicemia em que ocorre uma diminuição dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, o chá feito com a casca da lichia pode causar diarreia ou dor abdominal.

Quais são os benefícios da lichia para a pele?

A lichia tem vitamina C e compostos fenólicos que são antioxidantes e ajudam a combater os radicais livres que causam envelhecimento da pele. A vitamina C também age aumentando a produção de colágeno que é importante para combater a flacidez e as rugas da pele, melhorando a qualidade e o aspecto da pele.

Qual a origem da lichia?

A lichia, conhecida cientificamente como Litchi chinensis, é uma fruta exótica de sabor doce e com formato de coração, com origem na China, mas que também é cultivada no Brasil.

Postagens relacionadas: