Ordem dos contabilistas

ordem dos contabilistas

Quem é o Contabilista Certificado?

A Ordem dos Contabilistas Certificados, adiante desig- nada por Ordem, é uma pessoa coletiva de direito público representativa dos profissionais que, nos termos do presente Estatuto e demais disposições legais aplicáveis, exercem a atividade profissional de contabilista certificado. A Ordem tem âmbito nacional e sede em Lisboa.

Quais são os requisitos para a inscrição como contabilista certificado?

Os principais requisitos para a inscrição como Contabilista Certificado consistem em: a) Estar na posse da habilitação e da formação académica necessária à inscrição; b) Realizar uma formação* sobre as regras aplicáveis à profissão, designadamente sobre o Estatuto da OCC e o Código Deontológico dos contabilistas certificados;

Qual a importância da OCC para o exercício da profissão de contabilista?

Nos termos daquele normativo legal, a OCC tem como primordial missão regular e disciplinar o exercício da profissão de contabilista, para além de desenvolver todas as acções conducentes a uma maior credibilização e dignificação da profissão.

Quais são as funções de um contabilista certificado?

Um contabilista certificado tem como funções: a) Planificar, organizar e coordenar a execução da contabilidade de entidades públicas ou privadas que estejam obrigadas a ter contabilidade organizada; b) Assumir a responsabilidade pela regularidade técnica, nas áreas contabilística e fiscal, das empresas;

Quais são as obrigações do Contabilista Certificado?

Assim, em termos gerais, o contabilista certificado não está obrigado a dar conhecimento das informações e documentos que lhe foram confiados no exercício e por causa do exercício da sua profissão, sendo que, ao invés, existe um dever de reserva de informação e, em razão disso, obrigação de sigilo profissional.

Como obter a certificação de contador?

Para poder receber a certificação, faz-se necessário ser habilitado em alguma das 55 jurisdições contábeis dos Estados Unidos. Posteriormente a essa etapa, o contador precisa fazer um requerimento e realizar um exame.

Qual a importância do profissional contábil para as organizações?

Nas empresas de forma geral o contador é reconhecido como uma figura importante para organizações, uma vez que através de suas analises e levantamentos administrativos de todas as informações necessárias que são coletadas, a partir dai são tomadas decisões relevantes para o bom funcionamento da empresa.

Qual é a eficácia da OCC?

Em consequência, e à semelhança da jurisprudência e doutrina dominantes, considera a OCC que a sua eficácia não se estende ao CC sucessor, pelo que, sendo apenas este o alegado crédito em dívida, nada obsta a que o CC sucessor assuma funções sem que, por esse motivo, incorra em responsabilidade disciplinar.

Qual a função de um contabilista?

O Contabilista é o profissional que faz análises e classificações financeiras e contabilísticas (contábeis).

Qual é a importância da função contábil para a humanidade?

A Contabilidade pode ser considerada como uma importante ferramenta de auxílio para a administração da empresa por ser a responsável pelas informações econômicas e financeiras, oferecendo melhor sustentação para uma boa tomada de decisão, (MARION, 2005). A função contábil é cada vez mais significativa e necessária para a humanidade.

Postagens relacionadas: