Se circular na via pública com veículo a motor sem ter efectuado seguro de responsabilidade civil posso ficar inibido de conduzir?

se circular na via pública com veículo a motor sem ter efectuado seguro de responsabilidade civil posso ficar inibido de conduzir?

Posso levar um veículo sem seguro na via pública?

1 - Os veículos a motor e seus reboques só podem transitar na via pública desde que seja efetuado, nos termos de legislação especial, seguro da responsabilidade civil que possa resultar da sua utilização. (...)

O que acontece se o condutor não efetuou o seguro?

Nesta questão o condutor não efetuou o seguro, não existe seguro, na outra questão existe seguro mas o condutor não é portador do seu comprovativo.

Por que o seguro de responsabilidade civil é obrigatório?

Carros parados ou abandonados na estrada. Precisam de seguro e inspeção? Um automóvel parado ou abandonado na via pública, precisa de ter seguro? E a inspeção, precisa de estar em dia? A questão gera dúvidas… Um automóvel que se encontre estacionado na via pública tem de estar sempre coberto por um seguro de responsabilidade civil. É obrigatório.

Quanto é a multa por falta de submissão do veículo?

“Em conformidade, a falta de submissão do veículo a inspeção periódica é sancionada com coima de 250 a 1.250, euros salvo quando se tratar de motociclo, triciclo ou quadriciclo, em que a coima é de 120 a 600 euros”, alerta, a propósito, a Contesta Multas . E acrescenta.

Posso levar um veículo sem seguro?

Posso circular na via pública com veículo a motor sem ter efectuado seguro automóvel? A Não, o veículo deve ser apreendido pelas autoridades. B Sim, embora não seja aconselhável.

Quem tem carro tem seguro automóvel?

Costuma dizer-se “quem casa, quer casa”. No universo automóvel, o ditado pode ser adaptado para o seguinte mandamento: “quem tem carro, tem seguro automóvel”. Pelo menos é essa a obrigatoriedade imposta pela legislação em vigor. Circular sem seguro automóvel é um enorme risco para si, para a sua carteira e também para os restantes condutores.

Quando o seguro automóvel é exigível?

O seguro automóvel só não é exigível se o carro não se encontrar na via pública, esteja ele a circular ou parado (como é o caso de estar numa propriedade privada, por exemplo). E a inspeção?

Quanto custa circular sem seguro automóvel?

Todos os condutores que sejam apanhados a circular sem seguro automóvel têm de pagar uma multa que pode ir dos 500 aos 2500 euros e ficam imediatamente sem o automóvel (que é apreendido pelas autoridades).

Qual a importância do seguro de responsabilidade civil?

O seguro de responsabilidade civil é obrigatório para praticamente todas as pessoas, sendo que o comumente adquirido é o seguro automóvel. Este seguro, previsto no artigo 137.º Decreto-Lei n.º 72/2008, de 16 de abril, visa cobrir os danos que o segurado possa vir a causar em terceiros e que sejam suscetíveis de originar uma indemnização.

Como funciona o seguro de responsabilidade civil de operações?

O seguro de responsabilidade civil de operações é uma solução completa que foi pensada para qualquer empresa que atue nos segmentos de indústria, comércio ou serviços. Por exemplo, imagine que um incêndio em sua empresa causou danos materiais aos vizinhos que foram atingidos pelo fogo ou pelas ações do corpo de bombeiros.

Quando contratar umseguro de responsabilidade civil?

Um Seguro de Responsabilidade Civil obrigatório é indispensável para exercer determinada atividade e está previsto na lei. Por exemplo, não pode ser caçador se não tiver em dia um Seguro de Responsabilidade Civil – paga uma multa por caça ilegal se for apanhado pelas autoridades.

Quais são os seguros obrigatórios?

A lei determina uma série de seguros obrigatórios. O mais famoso é o DPVAT (danos pessoais causados por veículos automotores terrestres), que é um seguro fundamental para manter um mínimo de equilíbrio social, indenizando mais de 400 mil famílias todos os anos, porque, de alguma forma, perderam parentes e arrimos em acidentes de trânsito.

Postagens relacionadas: