Cessação por fim da prorrogação da concessão do subsídio de desemprego

cessação por fim da prorrogação da concessão do subsídio de desemprego

Quando o subsídio de desemprego vai ser prorrogado?

Apesar de o Governo ter esclarecido na imprensa de que a prorrogação do pagamento do subsídio de desemprego será sempre de seis meses, independentemente de resvalar para além do fim do ano, há desempregados que continuam a receber as cartas da Segurança Social a informar que vão deixar de ter direito à prestação social a 31 de dezembro.

O que é o período de concessão do subsídio de desemprego?

O formulário referido está disponível no canto superior direito na “Documentação relacionada” ou em qualquer serviço de atendimento da Segurança Social. O subsídio de desemprego é requerido no prazo de 90 dias consecutivos a contar da data do desemprego, no centro de emprego.

Quando acaba o subsídio social de desemprego?

A duração do subsídio de desemprego depende da idade da pessoa e também do número de meses de descontos para a Segurança Social. Com 30 anos e se cumprir os requisitos (360 dias de descontos), tem acesso a 150 dias de subsídio de desemprego, (5 meses). Se tem mais de 50 anos e mais de dois anos de descontos, o subsídio dura 18 meses .

Quanto tempo dura o subsídio de desemprego 2021?

Os períodos de concessão do subsídio de desemprego que terminem em 2021 são, excecionalmente, prorrogados por 6 meses .

Quando acaba o subsídio de desemprego?

Estou a receber subsídio de desemprego, que acabaria em dezembro de 2021. Durante o ano, li e ouvi mais do que uma vez que haveria prolongamento de seis meses para todos os subsídios, mas até ao momento não tive obtive a confirmação dos serviços para a minha situação.

Quando começa a ser paga a prorrogação do subsídio social de desemprego?

Além disso, a prorrogação relativa ao mês de julho dos beneficiários que já tinham beneficiado de prorrogação do subsídio social de desemprego começa a ser paga, de forma extraordinária, a partir de agosto , pode ler-se. O que é o subsídio social de desemprego?

Quando o desempregado deve apresentar-se no centro de emprego?

O desempregado tem de apresentar-se no centro de emprego sempre que isso lhe seja solicitado. Além disso, não poderá desobedecer ao plano pessoal de emprego que for definido em conjunto com o centro de emprego, e que lhe permitirá orientar-se na procura ativa de trabalho.

Qual o período mínimo de descontos em caso de desemprego?

Em caso de desemprego por ter terminado o contrato de trabalho a termo ou dispensa pela entidade empregadora durante o período experimental, o período mínimo de descontos é de 120 dias nos 12 meses anteriores à data do desemprego. Também é atribuído a quem esgota o tempo a que tem direito ao subsídio de desemprego.

Como Pagar o subsídio social de desemprego?

O montante do subsídio social de desemprego pode ser pago por uma só vez, no caso do beneficiário apresentar, no centro de emprego, projeto de criação do próprio emprego e este ser aprovado.

O que aconteceu com o subsídio de desemprego?

Esta prorrogação foi automática e não teve de fazer nada para aceder a esta extensão do prazo. Agora, se recebia subsídio de desemprego e esta prestação terminou em dezembro de 2020, então pode passar a aceder ao designado Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores (AERT).

Qual o valor do subsídio social de desemprego subsequente?

Uma vez terminada a prorrogação em 2021 e, caso cumpra a condição de recursos para aceder ao subsídio social de desemprego subsequente, passa a receber esta prestação social no valor mensal de 351,05 euros, acrescidos do complemento de 150,11 euros para totalizar os 501,16 euros do AERT, a partir de julho e até 31 de dezembro de 2021.

Qual o período de concessão do subsídio social de desemprego inicial?

O período de concessão do subsídio social de desemprego inicial, independentemente da idade ou da carreira contributiva do trabalhador, corresponde a: 90 dias, nos casos em que o prazo de garantia é 90 dias 60 dias, nos casos em que o prazo de garantia é 60 dias.

Postagens relacionadas: