Aumento dos preços

aumento dos preços

Por que o novo ano é sinal de aumento de preços?

Novo ano é, quase sempre, sinal de aumento de preços. O que sobe em 2022? Há preços que se mantêm? Saiba o que fica mais caro. O aumento de preços quando chega o novo ano é quase tão certo como as 12 badaladas. Num ano em que a inflação vai “descongelar” alguns preços, é altura de fazer contas e perceber quais as despesas que sobem em 2022.

Quais são os aumentos de preços de eletricidade em 2022?

As despesas mensais também sobem em 2022 e um desses aumentos de preços diz respeito à eletricidade. Quem está no mercado regulado paga, em janeiro, menos 3,4% do que em dezembro de 2021. No entanto, e dado que se verificaram vários aumentos ao longo do ano estes consumidores estarão, na prática, a pagar mais 0,2% em relação ao preço médio de 2021.

Qual é o efeito do aumento do IMI?

Este indicador é um dos elementos para o cálculo do Valor Patrimonial Tributário (VPT) dos imóveis, sobre o qual recai o IMI. As despesas mensais também sobem em 2022 e um desses aumentos de preços diz respeito à eletricidade. Quem está no mercado regulado paga, em janeiro, menos 3,4% do que em dezembro de 2021.

Quando o IMI vai aumentar?

Assim, e tendo em conta a fórmula matemática, um aumento de 4% no valor base do imóvel traduz-se num aumento de 4% do IMI a pagar em 2022.

Como é calculado o IMI?

O IMI é calculado pela aplicação de uma taxa ao valor patrimonial tributário do imóvel, valor calculado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT ). A taxa a aplicar é fixada anualmente pelo município onde se situa o imóvel com o Governo a fixar limites máximos e mínimos.

O que é o IMI e como deve ser pago?

O IMI deve ser pago, anualmente, por proprietários de imóveis ou terrenos que não estejam isentos desta obrigação fiscal. O valor a pagar depende de uma taxa, fixada anualmente pelo município onde se localiza o imóvel, e do Valor Patrimonial Tributário (VPT) do imóvel, calculado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Como simular o IMI?

Para simular o IMI, selecione o distrito e o município onde se localiza o respetivo imóvel e o tipo de imóvel. Em seguida, indique o número de filhos a seu cargo. Por fim, insira o VPT da sua casa (encontra esta informação na caderneta predial do imóvel).

msc

Postagens relacionadas: