Inscrição na ordem dos fisioterapeutas

inscrição na ordem dos fisioterapeutas

O que é a Ordem dos fisioterapeutas?

Artigo 1.º Natureza 1 – A Ordem dos Fisioterapeutas, adiante designada por Ordem, é a associação pública profissional representativa dos profissionais de fisioterapia que, em conformidade com os preceitos deste Estatuto e as demais disposições legais aplicáveis, exercem a profissão de fisioterapeuta.

Posso inscrever-me na ordem de fisioterapia?

26 - Estive inscrito numa licenciatura Bietápica, mas só conclui o bacharelato. Posso inscrever-me na Ordem? Sim, o primeiro ciclo da Licenciatura Bietápica a que corresponde o Bacharelato em Fisioterapia era, à altura, habilitação suficiente para o exercício da profissão de Fisioterapeuta, e registo para obtenção da respetiva cédula profissional.

Como funciona o processo de inscrição na Ordem dos fisioterapeutas?

O Processo de inscrição na ordem dos fisioterapeutas é gerido pela Comissão Técnica de Admissão, a qual funciona na dependência da Comissão Instaladora/Direção e que emite parecer sobre o pedido de inscrição previamente à decisão final.

Quais são os estatutos da Ordem dos fisioterapeutas?

Foram publicados esta sexta-feira, 23 de abril de 2021, em Diário da República os estatutos que regulam a criação, estrutura e funcionamento da Ordem dos Fisioterapeutas, bem como todas as orientações para a inscrição dos profissionais de fisioterapia na mesma. A inscrição na Ordem dos Fisioterapeutas é obrigatória.

Como se inscrever na Ordem dos fisioterapeutas?

Pré-requisitos para a inscrição na Ordem dos Fisioterapeutas. Abrir Documento. Chave-móvel ou leitor de cartões. Para efetuar a inscrição na ordem deve, preferencialmente, ter Cartão de Cidadão com chave-móvel digital ativada ou leitor de cartão de cidadão com respetivo pin.

Quais são as funções estatutárias da Ordem dos fisioterapeutas?

Sim, uma das funções estatutárias da Ordem dos Fisioterapeutas consiste na defesa dos interesses gerais dos utentes dos serviços prestados pelos seus membros, assegurando e fazendo respeitar o direito dos cidadãos à saúde.

Por que a criação da Ordem dos fisioterapeutas é uma opção política?

A Criação da Ordem Profissional dos Fisioterapeutas não é uma opção política, mas a resposta a uma necessidade que contribui para a saúde dos portugueses.

Quais são as obrigações dos fisioterapeutas?

- Os fisioterapeutas têm a obrigação de assegurar a manutenção da privacidade e confidencialidade de toda a informação a respeito do seu utente, incluindo a existência da própria relação, bem como conhecer as situações específicas em que a confidencialidade apresenta algumas limitações éticas ou legais.

Como se inscrever na Ordem dos fisioterapeutas?

Pré-requisitos para a inscrição na Ordem dos Fisioterapeutas. Abrir Documento. Chave-móvel ou leitor de cartões. Para efetuar a inscrição na ordem deve, preferencialmente, ter Cartão de Cidadão com chave-móvel digital ativada ou leitor de cartão de cidadão com respetivo pin.

Quais são as funções da Ordem dos fisioterapeutas?

A Ordem dos Fisioterapeutas recebe reclamações/queixas por parte do público? Sim, uma das funções estatutárias da Ordem dos Fisioterapeutas consiste na defesa dos interesses gerais dos utentes dos serviços prestados pelos seus membros, assegurando e fazendo respeitar o direito dos cidadãos à saúde.

Quais são as áreas de intervenção do fisioterapeuta?

O Fisioterapeuta atua em diversas áreas de Intervenção. A dor é um sintoma relevante para o utente e para o Fisioterapeuta, que deve ser tido em consideração, mas não será o único. O Fisioterapeuta atua também em situações clinicas no qual o elemento dor não se encontra presente.

Como saber se um fisioterapeuta é habilitado para o efeito?

Todos os Fisioterapeutas são detentores de uma cédula Profissional emitida pela Ordem dos Fisioterapeutas. Caso pretenda saber se o tratamento é efetuado por um Fisioterapeuta devidamente habilitado para o efeito, deve requerer a apresentação da cédula profissional de Fisioterapeuta.

Postagens relacionadas: