Carencia de vitamina d

carencia de vitamina d

Como tratar a deficiência de vitamina D?

O tratamento para a deficiência de vitamina D é indicado para todos os pacientes, tanto para aqueles que possuem sintomas quanto aqueles que não possuem. Este tratamento pode ser feito com a reposição na forma de vitamina D3. Suplementos de vitamina D2 não mostraram o mesmo poder que os D3.

Quais são as situações que favorecem a carência de vitamina D?

As situações que favorecem a carência de vitamina D são a falta de exposição solar de forma saudável e adequada, maior pigmentação da pele, idade superior a 50 anos, pouca ingestão de alimentos ricos em vitamina D e morar em locais frios, onde a pele raramente é exposta ao sol.

Como saber se tenho vitamina D?

A falta de vitamina D pode ser confirmada com um exame de sangue simples ou até com a saliva.

Qual a função da vitamina D?

A vitamina D, chamada de colecalciferol, funciona também como um hormônio esteroide, cuja função principal é regular a homeostase do cálcio, participando da formação e da reabsorção óssea, através da sua interação com os rins, intestinos e paratireoides.

Quais são os riscos da deficiência de vitamina D?

Além disso, a deficiência de vitamina D prolongada pode provocar raquitismo e osteomalacia e, em adultos, quando associada à osteoporose, leva a um risco maior de fraturas. Alguns grupos possuem maior risco de ter baixas quantidades desta vitamina no organismo, como:

Quais são os benefícios da vitamina D?

A vitamina D não demonstrou ser capaz de prevenir leucemia nem câncer de mama, próstata, cólon ou outros tipos de câncer. A suplementação de vitamina D não tem eficácia no tratamento ou na prevenção de depressão ou doença cardiovascular, nem na prevenção de fraturas ou quedas.

Quais são as situações que favorecem a carência de vitamina D?

As situações que favorecem a carência de vitamina D são a falta de exposição solar de forma saudável e adequada, maior pigmentação da pele, idade superior a 50 anos, pouca ingestão de alimentos ricos em vitamina D e morar em locais frios, onde a pele raramente é exposta ao sol.

O que a vitamina D pode fazer para reduzir a inflamação e a dor?

Diversos estudos demonstram o poder da vitamina D para reduzir a inflamação e a dor, ajudando a regular os genes que estão associados ao processo de inflamação.

Por que você precisa de um teste de vitamina D?

O principal papel da vitamina D é ajudar a regular os níveis sanguíneos de cálcio, fósforo e (em menor escala) magnésio. A vitamina D é vital para o crescimento e a saúde dos ossos; sem ela, eles podem ficar macios, malformados e incapazes de se reparar normalmente, resultando em doenças chamadas raquitismo em crianças e osteomalácia em adultos.

Como pedir exame de vitamina D?

Para concluir, periodicamente, o processo de como pedir exame de vitamina D, e demais exames laboratoriais, você pode contar com o apoio da Eigier Diagnósticos, que realiza um atendimento personalizado e você pode fazer o pré-agendamento online de seu exame. Também é possível realizar exames de diagnóstico por imagem.

Como saber se a pessoa tem deficiência de vitamina D?

O médico pode desconfiar que a pessoa pode ter deficiência de vitamina D quando observa que ela não se expõe ao sol de forma adequada, usa sempre protetor solar e não consome alimentos ricos em vitamina D. Em idosos, pode-se suspeitar da carência de vitamina D em caso de osteopenia ou osteoporose.

Como repor a vitamina D?

Por fim, uma alimentação com base em oleaginosas e peixes pode ser a solução para repor a Vitamina D em casos de deficiências leves e moderadas, e completar o tratamento já iniciado pela exposição ao sol.

Postagens relacionadas: