Parafusos

parafusos

O que são parafusos e para que servem?

Parafusos são elementos de fixação, empregados na união não permanente de peças, isto é, as peças podem ser montadas e desmontadas facilmente, bastando apertar e desapertar os parafusos que as mantêm unidas. Os parafusos se diferenciam pela forma da rosca, da cabeça, da haste e do tipo de acionamento.

Quem criou o parafuso?

A invenção é atribuída ao filósofo e cientista grego Arquitas de Taranto, que viveu entre 400 e 350 a.C. Mas a criação da peça foi só um dos marcos importantes na vida desse personagem pouco conhecido. Arquitas tinha um grande interesse em aplicar a matemática para resolver problemas concretos do dia-a-dia. Ele desenvolveu, por exemplo, […]

Quais são os melhores parafusos para fixar?

Ideal para fixar sua principal indicação de uso é para a fixação de chapas metálica e, com buchas de nylon, em paredes de alvenaria, concreto e drywall. Parafusos com cabeça abaulada, como um cogumelo, acompanhados de uma seção quadrada que permite travá-los quando são aplicados em furos quadrados ou redondos feitos em peças de madeira.

Quais são as categorias de parafusos?

Os parafusos são diferenciados por causa do formato da cabeça, da rosca, da haste e do tipo de acionamento do objeto. Assim criando quatro categorias diferentes que são: Parafusos prisioneiros: não possuem cabeça e apresentam rosca em ambos os limites do parafuso.

Quais são os tipos de parafusos?

Parafusos passantes Como o próprio nome sugere, esse tipo de parafuso atravessa a área que exigirá fixação, necessitando do uso de porcas e arruelas para garantir que tudo ficará bem fixado. Parafusos não-passantes

Qual a origem do parafuso?

Algumas evidências apontam o parafuso como parte integrante de rústicos instrumentos cirúrgicos pelos anos de 79 a.C.. O parafuso já era descrito em livros do início do século XV e anos mais tarde, Johann Gutenberg já os utilizava em sua impressora.

Quais são as aplicações do parafuso?

Essa parte na anatomia do parafuso pode ter várias aplicações. Algumas são a fixação de parafusos em madeira, em metais, polímeros e outros substratos, conexão de canos e peças distintas, e mudanças por meio da transformação de movimento de rotação em linear.

Quais são os diferentes tipos de parafusos de pressão?

Esses diferenciais os colocam em, basicamente, 4 categorias diferentes: parafusos passantes e não-passantes, parafusos prisioneiros e parafusos de pressão. Parafusos passantes Como o próprio nome sugere, esse tipo de parafuso atravessa a área que exigirá fixação, necessitando do uso de porcas e arruelas para garantir que tudo ficará bem fixado.

Quem inventou o parafuso? A invenção é atribuída ao filósofo e cientista grego Arquitas de Taranto, que viveu entre 400 e 350 a.C. Mas a criação da peça foi só um dos marcos importantes na vida desse personagem pouco conhecido.

Quais são os diferentes tipos de parafusos?

Quais são os tipos de parafusos?

Confira os tipos de parafusos e conheça suas principais características e aplicações a seguir. O parafuso sextavado tem esse nome por conta da sua cabeça com 6 faces. Há, ainda, diferentes fixadores nessa categoria, com variação de rosca, que pode ser inteira ou parcial, grossa ou fina.

Qual o parafuso certo para sua necessidade?

O concreto é o material mais usado nas construções brasileiras e tem como característica ser mais duro e resistente. Para a penetração e sustentação adequada, o mais correto é investir nos parafusos com bucha. Para a fixação no concreto, os parafusos devem ser muito fortes e resistentes.

Como funciona o fixador de parafuso?

Ele é formado por uma cabeça arredondada, pontas planas, que demandam furação prévia, e um pescoço quadrado que faz o seu travamento na madeira. As roscas podem ocupar todo o corpo do fixador ou apenas uma parte dele, mas são acompanhadas de porcas e arruelas que ajudam a garantir a firmeza do parafuso com o passar do tempo.

Como escolher o parafuso ideal?

Por isso fizemos uma lista super bacana com dicas importantes para você descobrir qual o parafuso certo para a sua necessidade. O parafuso dentado é feito de ferro ou aço. Ele permite ótima fixação devido ao seu formato de trapézio, sua base áspera e o corpo arredondado e cheio de dentes.

Postagens relacionadas: