Icterícia

icterícia

O que é a icterícia e quais são os seus sintomas?

Ela surge quando há excesso de uma substância chamada bilirrubina. A icterícia é um sintoma típico das doenças do fígado e das vias biliares, sendo as hepatites, a cirrose e a obstrução das vias biliares suas principais causas. Neste artigo vamos explicar o que é a icterícia, por que ela surge e quais são os seus sintomas.

Como se forma a icterícia?

A icterícia é proveniente do acúmulo de bilirrubinas no organismo que se depositam principalmente em escleróticas e embaixo da língua. Para investigação adequada devemos lembrar as etapas da formação da bilirrubina no organismo:

Qual é a cor da icterícia?

Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde. O que é Icterícia? O que é Icterícia? Icterícia é definida como a presença de uma cor amarelada na pele, nas membranas mucosas ou nos olhos. A icterícia não é uma doença per se, mas sim a manifestação visível de alguma doença subjacente.

Como é feito o diagnóstico da icterícia?

Como é feito o diagnóstico da icterícia? A icterícia costuma ser um sintoma de uma doença afetando o fígado e pode ser identificada pela coloração amarela da pele e da esclera, o branco do olho. Depois disso, exames são feitos para buscar qual a causa desse acúmulo de pigmentação no corpo do paciente.

Quais são os sinais da icterícia?

Ela se traduz por uma coloração amarelada da pele, mucosas e da conjuntiva dos olhos. Outros sinais associados à icterícia podem indicar complicações, como aumento do tamanho do fígado e baço, sinais neurológicos com tônus fraco, fezes esbranquiçadas e movimentos anormais.

Como tratar a icterícia?

O tratamento dependerá da causa subjacente. O tratamento da icterícia atinge a causa e não os sintomas da icterícia. A icterícia induzida por anemia pode ser tratada aumentando a quantidade de ferro no sangue, seja tomando suplementos de ferro ou comendo mais alimentos ricos em ferro .

Quais são as complicações da icterícia?

Quando as complicações acontecem, geralmente é por causa do problema subjacente, não da icterícia em si. Por exemplo, se um ducto biliar obstruído levar à icterícia, pode ocorrer sangramento descontrolado. Isso ocorre porque o bloqueio leva a uma escassez de vitaminas necessárias para a coagulação.

Quais são as causas da icterícia no adulto?

Fezes esbranquiçadas ou cor de barro. A cor amarelada típica da icterícia é provocada pela deposição do pigmento biliar (bilirrubina) nos tecidos e sua identificação tem um importante significado clínico uma vez que reflete uma anormalidade na produção, metabolismo ou eliminação deste pigmento.

O que é a icterícia e quais são os seus sintomas?

Ela surge quando há excesso de uma substância chamada bilirrubina. A icterícia é um sintoma típico das doenças do fígado e das vias biliares, sendo as hepatites, a cirrose e a obstrução das vias biliares suas principais causas. Neste artigo vamos explicar o que é a icterícia, por que ela surge e quais são os seus sintomas.

Qual o tratamento para icterícia?

A icterícia propriamente dita não requer tratamento em adultos (diferentemente em neonatos —ver Hiperbilirrubinemia neonatal ). O prurido, se incomodar, melhora com a administração de colestiramina, via oral, 2 a 8 g duas vezes ao dia. Entretanto, a colestiramina é ineficaz em casos de obstrução total dos canais biliares.

Quando o bebê está com icterícia?

Meu bebê está com icterícia. E agora? A icterícia neonatal costuma surgir em até 60% dos bebês, em geral no terceiro dia de vida, sendo detectada pelo exame clínico e confirmada pela dosagem de bilirrubina no sangue.

Como saber se tenho icterícia?

A história clínica já fornece ao médico pistas para ele suspeitar de alguma das doenças que causam icterícia, mas a investigação inicial não prescinde de exames de sangue para medir a quantidade de bilirrubina e de glóbulos vermelhos, bem como para avaliar a função hepática.

Postagens relacionadas: