Notícias ucrânia hoje

notícias ucrânia hoje

Por que a Ucrânia voltou a convidar o Papa para visitar o país?

▶ A Ucrânia voltou a convidar o Papa Francisco para visitar o país, depois de Francisco ter manifestado vontade de ir até Moscovo e Kiev, e revelar que o encontro com Vladimir Putin está mais perto de acontecer. ▶ Zelensky reconheceu a derrota ucraniana em Lisichansk, mas prometeu que as suas tropas recuperarão o controlo da região.

O que aconteceu com as forças armadas da Ucrânia?

As Forças Armadas da Ucrânia falam de uma situação muito difícil, mas garantem estar a conseguir travar o avanço do inimigo. Os enviados da RTP, Cláudio Calhau e António Mateus, foram à cidade mais próxima da linha da frente da ofensiva. Sloviansk é agora o último reduto na região de Donetsk controlado pelas forças ucranianas.

Quanto custa a reconstrução da Ucrânia?

Também a União Europeia anunciou que criará uma plataforma para coordenar a reconstrução do país invadido. ▶ A Ucrânia estima precisar de 750 mil milhões de dólares (cerca de 720 mil milhões de euros) para recuperar as infra-estruturas do país.

Como a Ucrânia deve combater a corrupção?

A Ucrânia deve combater ativamente a corrupção face ao grande fluxo de ajudas para a reconstrução que o país vai receber, defendeu hoje o diretor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Achim Steiner.

O que aconteceu com a Ucrânia?

As tensões entre a Rússia e a Ucrânia alcançaram níveis sem precedentes, culminando em uma ampla invasão do território ucraniano pelas forças militares russas na madrugada desta quinta-feira (24/02).

Qual a importância da Ucrânia para a Rússia?

George Friedman, da Geopolitical Futures, descarta a importância que a Ucrânia poderia ter para a Rússia do ponto de vista cultural ou histórico e garante que a real preocupação de Moscou é geopolítica. Sim, os dois países compartilham uma história comum.

Como o presidente ucraniano se manifestou sobre a declaração do Papa?

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky se manifestou pelas redes sociais sobre a declaração do papa. Agradeci ao Papa Francisco @Pontifex por rezar pela paz na Ucrânia e um cessar-fogo. O povo ucraniano sente o apoio espiritual de Sua Santidade, escreveu. Thanked Pope Francis @Pontifex for praying for peace in Ukraine and a ceasefire.

Qual a relação entre a Ucrânia e Moscou?

George Friedman, da Geopolitical Futures, lembra que o território da Ucrânia serviu como zona tampão para Moscou desde a época da invasão napoleônica de 1812. A Ucrânia é a fronteira ocidental da Rússia.

Postagens relacionadas: