Jose saramago memorial do convento

jose saramago memorial do convento

Qual foi a primeira obra de José Saramago?

José Saramago nasceu em 1922, de família humilde, no Ribatejo e foi, por muito tempo, um trabalhador desconhecido e inexpressivo. Aos quarenta e quatro anos, em 1966, portanto, publicou sua primeira obra literária: a coletânea Os Poemas Possíveis. De lá para cá, entretanto, construiu uma obra longa e bastante

Quem é o autor do Memorial do Convento?

Resumo do Livro Memorial do Convento de José Saramago. José Saramago nasceu em 1922, de família humilde, no Ribatejo e foi, por muito tempo, um trabalhador desconhecido e inexpressivo. Aos quarenta e quatro anos, em 1966, portanto, publicou sua primeira obra literária: a coletânea Os Poemas Possíveis.

Quais são os grupos opostos do Memorial do Convento?

No epílogo da acção, Blimunda recolhe a vontade de Baltasar, enquanto este morre, condenado à fogueira. Em Memorial do Convento existem poucas personagens que formam dois grupos opostos: A aristocracia e o alto clero representam o grupo do poder, enquanto o povo e os oprimidos, que representam o grupo do contra-poder.

Quem são os personagens centrais do Memorial do Convento?

Do povo vêm os dois personagens centrais do “Memorial do Convento”: Bal tazar, um ex-militar que perdeu uma mão na guerra, e Blimunda, que vê o interior das pessoas quando está em jejum. Conhecem-se num julgamento da Santa Igreja onde, normalmente, os hereges eram condenados ao degredo ou à fogueira.

Quais são as obras literárias de José Saramago?

As obras literárias de José Saramago são realistas, apresentam temática social, crítica política e religiosa, elementos do realismo fantástico e a defesa do protagonismo humano como solução para os problemas sociais. A principal característica do escritor é a intertextualidade, principalmente em relação a autores portugueses clássicos, como Camões.

Qual a idade de José Saramago?

Prémio Nobel da Literatura 1998 “que, com parábolas portadoras de imaginação, compaixão e ironia torna constantemente compreensível uma realidade fugidia” O português José Saramago faz 76 anos de idade em Novembro. É um prosador oriundo da classe trabalhadora que só atingiu a celebridade quando cumpriu os 60 anos.

Quais são os aspectos formais da obra de Saramago?

Em relação aos aspectos formais, a obra de Saramago é famosa principalmente por conta do modo peculiar com que o autor constrói a sintaxe, caracterizada pela ocorrência de frases e períodos extensos. Muitos períodos ocupam o espaço de mais de uma página.

Qual foi a primeira novela de Saramago?

Em 1944, Saramago casou-se com Ilda Reis, uma pintora com a qual teve uma filha, Violante. No ano de 1947 publicou sua primeira novela “Terra do Pecado”. Nesse tempo trabalhou como crítico literário em revistas e no Diário de Lisboa.

Quais são os personagens do Memorial do Convento?

Resumo/Apontamentos sobre o livro Memorial do Convento de José Saramago, realizado no âmbito da disciplina de Português (12º ano). No Memorial do Convento existem personagens históricas (como D. João V, D. Ana Maria Joseha, Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão e Domenico Scarlatti) e pe rsonagens fictícias (Baltasar Mateus e Blimunda de Jesus).

Quais são os núcleos narrativos do Memorial do Convento?

Em memorial do convento podemos destacar três núcleos narrativos: a construção do convento de Mafra, a construção da passarola e a história de Baltasar e Blimunda. 2.

Quais são os diferentes tipos de narradores no Memorial do Convento?

No memorial do convento, o narrador adopta muitas posições em relação à história, o que não podemos afirmar que só existe um tipo de narrador. Em seguida estão alguns exemplos textuais e o respectivo comentário relativamente ao narrador:

Quais são as três histórias do Memorial do Convento de Mafra?

Na ação da obra distinguem-se três histórias. Identifique-as. Em memorial do convento podemos destacar três núcleos narrativos: a construção do convento de Mafra, a construção da passarola e a história de Baltasar e Blimunda. 2. A construção do Convento de Mafra teve origem numa promessa.

Postagens relacionadas: