Livro de reclamações eletrónico entrar

livro de reclamações eletrónico entrar

Como funciona a reclamação eletrónica?

A partir desse momento, quando um consumidor preencher a reclamação eletrónica na Plataforma, o operador é notificado através de e-mail de que existe uma reclamação relativamente à sua atividade. A partir da data da notificação da existência da reclamação, o operador económico tem a obrigação de, no prazo de 15 dias úteis:

Como fazer uma reclamação no livro de reclamações?

Para reclamar, elogiar, sugerir ou apresentar um pedido de informação não necessita de se registar, podendo no início da página de entrada do livro de reclamações Início (livroreclamações.pt) escolher a opção pretendida: fazer a reclamação ou escolher o perfil Consumidor (a)/Utente para fazer a sua autenticação/registo:

Quais são os tipos de livros de reclamações?

O Livro de Reclamações tem atualmente dois formatos: físico (livro de capa vermelha) e eletrónico. i. Estejam obrigados a ter Livro de Reclamações Físico; ii. Estejam obrigados a ter Livro de Reclamações Físico e que também tenham representação/presença na internet, através de um website onde desenvolvem também a sua atividade económica;

Como funciona a plataforma de reclamações?

A plataforma integra atualmente mais de 350.000 operadores económicos (que operam no setor económico privado) e inclui atualmente todos os setores de atividade económica, integrando 35 entidades reguladoras e fiscalizadoras do Continente e das Regiões Autónomas. Se é uma entidade pública não se deve registar no livro de reclamações.

Como funciona o livro de reclamações eletrónico?

No momento em que o consumidor submete uma reclamação através da plataforma livro de reclamações eletrónico, a referida reclamação é enviada automaticamente para o seu endereço de e-mail e para o endereço da entidade reguladora competente.

Quais são os setores de atividade do livre de reclamações eletrónico?

Desde o início de julho que o Livro de Reclamações Eletrónico se estendeu a outros setores de atividade. Neste momento, a plataforma abrange os seguintes operadores económicos: Serviços Públicos Essenciais (Água, Eletricidade, Gás Natural, Comunicações Eletrónica e Serviços Postais).

O que é o livre de reclamações e como ele pode ajudar os consumidores e operadores?

De forma a esclarecer os consumidores e os operadores económicos, ajudando-os a cumprir melhor as suas obrigações legais, a Direção-Geral preparou um conjunto de Perguntas Frequentes sobre o Livro de Reclamações.

Quais as obrigações do livro de reclamações online?

A principal obrigação das empresas é, logicamente, adquirir o formato eletrónico do livro de reclamações. Depois, terão de divulgá-lo no respetivo site, em local visível e de forma destacada.

Como funciona o livro de reclamações?

As folhas no livro de reclamações são em triplicado: o original é entregue à entidade reguladora, o duplicado fica com o consumidor, e o triplicado permanece no livro. E se lhe negarem o livro?

Quais são os dois formatos de livre de reclamações?

Os dois formatos de Livro de Reclamações, físico e eletrónico, são obrigatórios, e qualquer que seja o meio utilizado, não tem de pagar nada por apresentar uma reclamação.

Quem é obrigado a disponibilizar o livro de reclamação?

O livro de reclamações foi criado como elemento promotor de cidadania, ao permitir ao consumidor apresentar a sua queixa de imediato, no local onde o conflito ocorreu, de forma conveniente e sem custos.

Onde posso encontrar reclamações escritas?

Poderá encontrar reclamações escritas nos seguintes portais: Note que ao reclamar através destes portais poderá não ter os resultados que teria ao escrever uma reclamação por carta registada com aviso de receção, ou no livro de reclamações.

Postagens relacionadas: