Acolher ucranianos

acolher ucranianos

Quem são os ucranianos que vivem na Polônia?

A Polônia é a casa hoje de mais de um milhão de ucranianos, que se mudaram principalmente devido à anexação da Crimeia e ao conflito em Donbass. Trabalhadores ucranianos na construção civil, motoristas de táxi ou assistentes de loja tornaram-se parte da vida cotidiana na Polônia.

Como são os sentimentos no país sobre os ucranianos?

Sentimentos no país sobre os ucranianos são variados.A cidade de Przemysl, no extremo sudeste da Polônia, fica a apenas dez quilômetros da fronteira ucraniana. Casas chiques e recém-reformadas em volta da praça do mercado lembram o antigo charme dos Habsburgos – essa parte do que hoje é Polônia pertenceu no passado ao império austríaco.

O que é o procedimento simplificado para apoiar o acolhimento de refugiados ucranianos?

O Governo português aprovou, esta terça-feira, um procedimento simplificado para apoiar e agilizar o acolhimento de refugiados ucranianos em Portugal, o qual faz uma “aposta fundamental na dimensão do emprego”.

O que aconteceu com o menino ucraniano que acabou de entrar na Polônia?

Emocionada às lágrimas, Katarzyna Jasinska, de 25 anos, entrega um casaco infantil a uma menino ucraniano que acaba de entrar na Polônia pela fronteira de Medyka (leste). Alguns vieram sem nada ou com apenas uma mochila. Durante a fuga, não tiveram tempo de pegar nada. Alguns estão feridos.

Quem são os voluntários poloneses e ucranianos que vivem na Polônia?

Katarzyna é um dos milhares de voluntários poloneses e ucranianos que vivem na Polônia que imediatamente se juntaram para ajudar os refugiados. Desde a agressão russa desencadeada na quinta-feira, mais de 156.000 pessoas da Ucrânia já cruzaram a fronteira polonesa, de acordo com um relatório da guarda polonesa neste domingo.

Quem são os ucranianos?

Mapa da diáspora ucraniana ao redor do mundo. Os ucranianos ( ucraniano: українці; transl. Ukrayintsi) são um grupo étnico eslavo oriental que vive primariamente na Europa Oriental .

Quais são os planos do governo para acolher os refugiados ucranianos?

O plano do Governo para acolher os refugiados ucranianos terá várias componente, nomeadamente ao nível da habitação, educação e trabalho.

Quanto tempo dura o regime de refugiados na Ucrânia?

Segundo a ministra da Justiça e da Administração Interna, Francisca Van Dunem, o regime vai ter a duração inicial de um ano, prorrogável por dois períodos de seis meses desde que se mantenham a condições que impeçam o regresso das pessoas à Ucrânia.

Como os refugiados ucranianos podem entrar em Portugal?

O Governo avança com uma autorização especial para que os refugiados ucranianos possam entrar em Portugal e sejam acolhidos através de um procedimento simplificado, sem necessidade de provar que corre perigo de vida.

Quem tem direito ao regime ucraniano?

O regime engloba cidadãos ucranianos e familiares que tenham outras nacionalidades, adianta Francisca Van Dunem, mesmo que estejam indocumentados.

Postagens relacionadas: