O ano da morte de ricardo reis slideshare

o ano da morte de ricardo reis slideshare

Quais foram os encontros do Ano da morte de Ricardo Reis?

Encontros – 12.o ano ▪ Noémia Jorge, Cecília Aguiar, Miguel Magalhães José Saramago O Ano da Morte de Ricardo Reis RETOMA DE CONTEÚDOS 2. Séc. XVII BARROCO Séc. XIX ROMANTISMO José Saramago | O Ano da Morte de Ricardo Reis Friso cronológico José Saramago (1922-2010) O Ano da Morte de Ricardo Reis 1984 IDADE MÉDIA Séc.

Quais são as características de Ricardo Reis?

3.

  • É um poeta clássico, da serenidade epicurista, que aceita com calma lucidez, a relatividade e a fugacidade de todas as coisas. ”Vem te sentar comigo Lídia, à beira do rio”
  • A filosofia de Ricardo Reis é a de um epicurista triste, pois defende o prazer do momento “carpem diem” como caminho para a felicidade.

    Qual é a filosofia de Ricardo Reis?

    5. EPICURISMO - Busca da felicidade - Moderação dos prazeres - Fuga à dor (aponia) - Ataraxia (tranquilidade capaz de evitar a perturbação) ESTOICISMO (conformismo) - Aceitação das leis do destino (apatia) - Indiferença face às paixões e à dor - Abdicação de lutar - Auto disciplina Motivos poéticos de Ricardo Reis 6.

    Quais foram as primeiras obras de Ricardo Reis?

    As primeiras obras de Ricardo Reis foram publicadas na revista Athena, fundada por Fernando Pessoa em 1924. Entre 1927 e 1930, publicou várias Odes na revista Presença, de Coimbra.

    Qual é a personalidade de Ricardo Reis?

    Ricardo Reis é a personalidade que se identifica com os clássicos da Antiguidade. Seu espírito reflete a doutrina de Epicuro, caracterizada pela identificação do bem soberano com o prazer, o qual há de ser encontrado na prática da virtude e na cultura do espírito. A obra desse heterônimo é a ode clássica, cheia de formalismo e princípios ...

    Qual era a formação de Ricardo Reis?

    Era latinista por formação clássica e semi-helenista por autodidactismo . Na sua biografia não consta a sua morte, no entanto José Saramago faz uma intervenção sobre o assunto em seu livro O Ano da Morte de Ricardo Reis, situando a morte de Reis em 1936.

    Qual é a biografia de Ricardo Reis?

    Ricardo Reis é um dos heterônimos do poeta Fernando Pessoa. O poeta português foi vários poetas ao mesmo tempo, além de Ricardo Reis, foi também Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Bernardo Soares.

    Quais são as três filosofias de vida da poesia de reis?

    Em suma, a poesia de Reis assenta essencialmente em três filosofias de vida: epicurismo, estoicismo e ataraxia, na medida em que o poeta é consciente de que a vida é breve. Bem-vindo ao blogue do Grupo 4 (CAROL, BRUNO & SOFIA) esperamos que se divirta e participe nos forúns e noutras actividades que iremos propor ao longo deste ano lectivo.

    Quais são os principais temas da poesia de Ricardo Reis?

    Por meio de seus versos, Ricardo Reis procurou atingir a paz e o equilíbrio sem sofrer, considerando a vida como uma viagem cujo fluir e fim são inevitáveis.

    Quem escreveu o livro O ano da morte de Ricardo Reis?

    Graças a essa peculiaridade, o escritor português José Saramago escreveu o livro O ano da morte de Ricardo Reis, no qual se aventurou a terminar a história de Ricardo Reis, o protagonista do romance, situando sua morte no ano de 1936.

Postagens relacionadas: