Evaristo condeixa

evaristo condeixa

Como surgiu o sítio de Condeixa?

Apenas em 1219 surge o primeiro documento que enuncia Condeixa, um pequeno sítio com uma área aproximada de 800 metros quadrados, embora seja provável que as terras de Condeixa fizessem parte dos territórios doados por D. Afonso Henriques ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.

Quais foram as principais características da cidade de Condeixa-a-nova?

Nos primeiros séculos da sua existência, Condeixa-a-Nova cresceu pouco e no início do século XVI contava apenas com 20 famílias (fogos). Mas em 1502, o rei de Portugal , D. Manuel I quando se deslocava para Santiago de Compostela passou por Condeixa-a-Nova e gostou da paisagem e do clima.

Quem é Conceição Evaristo?

Um dos principais nomes da literatura contemporânea, Conceição Evaristo é poeta, contista, romancista e importante teórica de estudos literários e afro-brasileiros.

Qual é o melhor restaurante em Condeixa?

Novalis Chocogelataria 23. Restaurante Santo Amaro “Incrível.” 24. Arcadas Restaurante - Hotel Quinta das Lagrimas 25. Restaurante Piscinas do Mondego 26. Arcada “Comidas deliciosas com preços justos.” 27. Ze Manel dos Ossos 28. Italianino Coimbra “Não desilude… vale a pena experimentar!” 29. Shari Sushi Bar 30.

Quem é Maria da Conceição Evaristo?

Conceição Evaristo é militante do movimento negro, com grande participação e atividade em eventos relacionados a militância política social.

Qual é a frase de Conceição Evaristo?

Frases de Conceição Evaristo “Eu não nasci rodeada de livros e, sim, rodeada de palavras” “Minha escrita é contaminada pela condição de mulher negra” “O imaginário brasileiro, pelo racismo, não concebe reconhecer que as mulheres negras são intelectuais”

Quais são as principais obras de Conceição Evaristo?

Principais obras de Conceição Evaristo. Até o momento, Conceição Evaristo publicou, além de inúmeros textos acadêmicos, as seguintes obras literárias: Ponciá Vicêncio (2003) - romance. Becos da memória (2006) - romance. Poemas de recordação e outros movimentos (2008) - poesia. Insubmissas lágrimas de mulheres (2011) - contos.

Qual foi o primeiro prêmio da Conceição Evaristo?

Em 1958, ao terminar o primário, segundo Conceição Evaristo, ela ganhou seu primeiro prêmio de literatura, pois venceu o concurso de redação da escola. O título de seu texto premiado: Por que me orgulho de ser brasileira. Aos 17 anos, aderiu ao movimento da Juventude Operária Católica (JOC), que promovia reflexões sobre a realidade brasileira.

Postagens relacionadas: