Manuel maria barbosa du bocage

manuel maria barbosa du bocage

Quais são as principais obras de Bocage?

Bocage, poeta português, nasceu em 1765 e faleceu em 1805. Além de escritor e boêmio, foi militar e tradutor. Suas obras apresentam marcas árcades e românticas. O poeta é bastante lembrado por seus poemas satíricos e de cunho anedótico. Sua obra mais famosa é Queixumes do pastor Elmano contra a falsidade da pastora Urselina. Não pare agora...

Quem é o pai de Luís Soares de Barbosa?

O pai do poeta, José Luís Soares de Barbosa, nasceu em Santa Maria da Graça, Setúbal, em 29 de Setembro de 1728, e era filho de Luís Barbosa Soares e de Eugénia Maria Inácia Bispo.

Qual a importância do nome Bocage para a poesia portuguesa?

Sua poesia individualista e pessoal foi uma antecipação do que seria a poesia romântica do século XIX. Além de sonetos, Bocage compôs elegias, odes, fábulas e cantatas. Escreveu, também epigramas e sessenta e nove sonetos satíricos, onde a caricatura é marca fundamental.

Qual a importância de Bocage para a sociedade?

Arguto observador da sociedade, Bocage foi a consciência crítica de uma ordem social que se encontrava em profunda mutação. Neste contexto, não surpreende que tenha cultivado a sátira, género que estava em sintonia com a sua personalidade e que servia integralmente os seus desígnios de carácter reformador.

Qual a importância do nome Bocage para a poesia portuguesa?

Sua poesia individualista e pessoal foi uma antecipação do que seria a poesia romântica do século XIX. Além de sonetos, Bocage compôs elegias, odes, fábulas e cantatas. Escreveu, também epigramas e sessenta e nove sonetos satíricos, onde a caricatura é marca fundamental.

Qual é a reputação de Bocage?

Mas a reputação de Bocage entre o público em geral e com os viajantes estrangeiros crescia ano a ano. Beckford, o autor de “Vathek”, por exemplo, descreve-o como um, ágil, jovem de aparência estranha e pálida, a mais estranha, mas talvez a mais original das criaturas poéticas de Deus.

Quais são as vertentes da poesia lírica de Bocage?

A poesia lírica de Bocage apresenta duas vertentes principais: uma, luminosa, etérea, em que o poeta se entrega inebriado à evocação da beleza das suas amadas (Marilia, Jónia, Armia, Anarda, Anália), expressando lapidarmente a sua vivência amorosa torrencial: Do mais e de mim mesmo ando esquecido.

Qual era a relação entre a poesia de Bocage e a Revolução Francesa?

Nessa época, por ser um homem que freqüentava as ruas, Bocage entra em contato com os ideais da Revolução Francesa, lê os iluministas e conhece o liberalismo político e cultural. Tudo isso faz com que a poesia de Bocage sofra visíveis transformações, o poeta é um vulcão que derrama sonetos e mais sonetos que defendem essas novas idéias.

Quais são as características da obra de Bocage?

A obra de Bocage contém poesia lírica e satírica. Sua obra lírica aborda desde os temas convencionais do Arcadismo até os temas do movimento pré-romântico, sobretudo a última fase de sua poesia, que é marcada pelo arrependimento e pela autopiedade.

Quais foram as principais características da Educação de Bocage?

Bocage cresceu, portanto, num contexto propício à cultura e à instrução, tendo a sua educação incluído várias línguas (latim, francês e italiano), além de literatura. Contudo, apesar da cultura a que teve acesso, o seu percurso infantil não foi um verdadeiro conto de fadas, tendo passado por momentos difíceis.

Postagens relacionadas: