Restaurantes

restaurantes

O que é um restaurante e para que serve?

O restaurante é um local destinado ao preparo e venda de refeições e bebidas. Normalmente, os pratos são servidos por garçons e existem ambientes compostos por mesas e cadeiras para atender a um público específico ou não. A história dos restaurantes é antiga. Há vestígios de que em Roma haviam tavernas que serviam comidas e bebidas aos visitantes.

Qual a origem dos restaurantes?

A história dos restaurantes é antiga. Há vestígios de que em Roma haviam tavernas que serviam comidas e bebidas aos visitantes. Esses estabelecimentos foram sendo difundidos pela Europa principalmente no início do século XIX.

Como surgiu o Restaurante Tavares?

Após 1823 tornou-se um restaurante, alterando suas atividades através dos proprietários Manuel Tavares e seu irmão. No salão nobre encontram-se mesas com o nome de grandes personalidades como Camilo Castelo Branco, Rei Abdullah II, Jean Paul Gaultier, etc.

Como surgiu o restaurante?

O termo francês restaurant chegou ao nosso idioma com a designação de restaurante. Trata-se do comércio que oferece diversas comidas e bebidas para consumo no estabelecimento. Esse consumo deve ser pago pelo cliente, que costuma ser conhecido como comensal.

Qual a importância dos pratos de um restaurante?

Podemos dizer que os pratos de um restaurante são uma das partes mais importantes no estabelecimento, não é mesmo? E uma das pessoas mais importantes desse processo é o cozinheiro. Ele é responsável pelos preparos e montagens dos pratos. Na hierarquia da cozinha ele está logo depois do chef.

Quais são as características de um restaurante típico?

Um restaurante típico tem como característica a confecção de pratos regionais. Assim, a decoração e o mobiliário do ambiente também acabam seguindo a mesma direção, representando a região. Você pode também oferecer apresentações tradicionais, tornando-se uma referência em relação aos costumes locais, ou típicos da região que escolheu.

Quem foi o dono do Café-Restaurante Tavares?

Foi Manuel Tavares o primeiro dono do botequim que fêz afixar o já clássico letreiro: «O dono desta Casa não consente aqui discórdias nem conversacões e opiniões políticas». O Café-Restaurante Tavares — mais singularmente Café Tavares, ou, mais vulgarmente Tavares Rico — tem princípios muito remotos que vamos colher a uma narrativa de Tinop.

Qual a importância do Café Tavares?

O Café Tavares, com a sua boa cozinha, acompanhou toda a aura do romantismo, atraiu as celebridades e elegâncias desse tempo e deu alma e magnificência a época que se lhe seguiu. (...)

Quem eram os Irmãos Tavares?

Os irmãos Tavares, excêntricos «do mais fino quilate» — apreciação de Tinop —, trajavam sempre de jaqueta e sapatos de ourelo e dirigiam-se aos fregueses, sempre em verso. E o seu café, suspeito de abrigar certos elementos do liberalismo, foi muito perseguido no tempo de D. Miguel.

Qual é o restaurante mais antigo do Brasil?

A fachada do Restaurante Tavares antes da renovação de Hermógenes dos Reis em 1903. O Restaurante Tavares (vulgarmente conhecido como Tavares Rico ), sito na Rua da Misericórdia, número 37, no Chiado, em Lisboa, em Portugal, é o restaurante mais antigo do país, ainda em atividade, tendo aberto as portas em 1784 .

Postagens relacionadas: