Varicela

varicela

Como se transmite a varicela?

O vírus da catapora é da mesma família que o herpes, ou seja, Herpesviridae. Durante o episódio de varicela, geralmente na infância, alguns vírus invadem os gânglios nervosos espinhais e/ou dos nervos cranianos, onde permanecem na forma latente, sem se multiplicar e sem causar danos ou sintomas.

Qual o tratamento para varicela?

Qual o tratamento para a varicela? Aliviar as borbulhas pruriginosas com uma loção de calamina ou algo calmante para a pele. Pode também tomar um anti-histamínico de venda livre para aliviar a comichão sentida.

Qual a idade ideal para a varicela?

A varicela pode acontecer em pessoas de qualquer idade, mas aflige as crianças com menos de 12 anos. As mulheres grávidas e aquelas com sistemas imunológicos fracos também são mais propensos a contraírem essa doença.

Qual é o agente causador da varicela?

Contágio por objetos contaminados pelo vírus varicela zoster. De forma indireta, a transmissão pode acontecer por meio de objetos contaminados com secreções que saem das bolhas (chamadas de vesículas). O contágio por meio do contato com lesões na pele pode até ocorrer, mas é algo bem raro.

Como ocorre a transmissão da varicela?

A catapora, também conhecida como varicela, é uma infecção altamente contagiosa causada pelo vírus varicella-zoster (VZV), da família dos herpes vírus. A infecção pelo vírus varicela-zoster causa duas formas clinicamente distintas da doença: Varicela, conhecida popularmente no Brasil como catapora.

Como tratar a varicela?

utilizar cremes que aliviem. O tratamento da varicela passa, essencialmente, pelo controlo e alívio dos sintomas. Para reduzir o prurido (comichão) pode recorrer a banhos de água morna ou à utilização de loções à base de calamina nas áreas afetadas.

Qual a incidência de varicela no Brasil?

No Brasil no período entre 2012 a 2017 foram notificados 602.136 casos de varicela no Brasil, a região sul notificou o maior número com 199.057 (33 %) dos casos, seguindo a região sudeste com 189.249 (31,4%), enquanto a região norte notificou apenas 40.325 (6,6%). (Tabela 1).

Quando a varicela é contagiosa?

A varicela é contagiosa a partir do dia anterior ao aparecimento das borbulhas até as bolhas formarem crostas. Durante este período de tempo, a criança deve ser isolada para evitar riscos de contágio.

Quanto tempo dura a varicela?

De forma simplificada, a varicela carateriza-se pela febre e pelo aparecimento de borbulhas e bolhas no corpo. Habitualmente, esta maleita é curada em 5 a 7 dias, embora o período de incubação possa durar até 2 semanas. Nesse espaço de tempo, convém que tenha alguns cuidados especiais com o seu filho. Não há, contudo, razões para alarme.

Qual a idade certa para tomar vacina contra a varicela?

Todas as crianças com 18 meses de idade, a menos que já tenham recebido uma dose da vacina contra a varicela ou tenham uma história clínica de varicela Crianças com idades entre os 10-13 anos, a menos que já tenham recebido uma dose da vacina contra a varicela ou tenham uma história clínica de varicela

Quais são os efeitos da varicela para a criança?

Um dos efeitos da varicela prende-se com a sensação de prurido acentuado nas bolhas. É importante que a criança não caia na tentação de esfregar, arranhar ou coçar essas zonas do corpo. De 4 em 4 horas, dê um banho morno de imersão ao seu filho. Se possível, adicione aveia e bicarbonato de sódio à água.

Como é a recuperação da varicela?

Alimentação cuidada Como em tantas outras doenças, a recuperação da varicela é tanto mais rápida quanto melhor for a alimentação. Em situações como esta, o que se recomenda é o consumo de alimentos leves e moles. A sopa, os purés ou as frutas cozidas são bons exemplos disto mesmo.

Postagens relacionadas: