Arraial dos navegantes

arraial dos navegantes

O que é o Arraial dos Navegantes do Parque das Nações?

O Arraial dos Navegantes do Parque das Nações (AdN) é uma organização conjunta da Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes e do Agrupamento 1100 – Parque das Nações, do Corpo Nacional de Escutas (CNE) .

Qual a origem do município de Navegantes?

Variada e abundante documentação prova que o Município de NAVEGANTES, foi povoado antes mesmo da fundação de Itajaí. Já em 1700, junto a margem norte do rio Itajaí-Açú, nas imediações de sua foz, no oceano e ao longo das praias que se estendiam do Ribeirão Gravata para o sul residiam mais de 40 (quarenta) famílias de pescadores e agricultores.

Quais são os hábitos dos imigrantes açorianos na cidade de Navegantes?

Navegantes é uma cidade típica do interior, onde a população ainda cultiva os hábitos dos imigrantes açorianos. Grande parte dos moradores vive da atividade pesqueira e do turismo que tem contribuído para o desenvolvimento da cidade. Com uma extensa faixa litorânea, o município tem belas praias.

Quem foi o primeiro morador de Navegantes?

Em 1700, viviam na margem norte do Rio Itajaí-Açu e ao longo das praias, no atual território de Navegantes, mais de 40 famílias de pescadores e agricultores de origem açoriana. O primeiro morador teria sido João Dias DArzão, chegado de São Francisco do Sul em busca de minerais preciosos.

Qual a origem dos migrantes açorianos no Brasil?

Durante o século XVIII, a imigração de açorianos ganhou força no Brasil, sendo uma consequência da desestruturação da economia canavieira em Açores e das frustradas tentativas de desenvolver novas atividades agrícolas que pudessem substituir a cana de açúcar.

Quais são os imigrantes que chegaram no Brasil?

Apesar de estarem em menor número, também chegaram no Brasil imigrantes da Espanha, do Japão, da Polônia, da Ucrânia, da França, da Holanda, do Líbano, da Coréia do Sul e da Suíça, esses últimos vindos em um movimento organizado contratado pelo governo brasileiro para se concentrarem no Rio de Janeiro.

Qual a origem da cidade de Navegantes?

A cidade de Navegantes nasceu voltada para o mar e logo foi colonizada por açorianos. O primeiro sesmeiro da região foi João Dias Arzão que, em 1658, recebeu uma sesmaria em frente ao rio Itajaí-Mirim . Emancipou-se politicamente de Itajaí em 26 de agosto de 1962. Seu nome original era Nossa Senhora dos Navegantes.

Qual a importância da imigração açoriana para o Brasil?

A imigração açoriana para o Brasil está ligada ao projeto colonial português de efetivar a territorialização das terras no novo mundo, enfrentando e impedindo a invasão estrangeira em solo brasileiro. Um dos motivos que levou Portugal a instituir um efetivo projeto de colonização no Brasil foram as tentativas de...

Postagens relacionadas: