Feira da castanha 2021

feira da castanha 2021

O que é e para que serve a Feira da castanha?

As entidades também reforçaram que, “A realização da Feira da Castanha visa essencialmente incentivar a produção e comercialização da castanha, fomentando a sua produção, preparação e comercialização em qualidade e quantidade, assim como servir de atividade motivadora, para que se retome o plantio do castanheiro.”, concluíram.

Qual é a capital da castanha?

Em Carrazedo de Montenegro existe um dos maiores centros de exportação de castanha do país e por essa razão a vila é denominada por Capital da Castanha.

Quais são os objetivos do evento de castanheiro e castanha em Arouca?

Organizado pela Câmara Municipal de Arouca em conjunto com a Associação Florestal Entre Douro e Vouga, a AGA – Associação Geoparque Arouca e a Casa do Povo de Arouca, o evento pretende celebrar o castanheiro e a castanha e outros frutos secos do concelho, promovendo a sua produção e incentivando o seu uso na gastronomia regional.

Qual a importância das castanhas para a gastronomia?

Durante a Idade Média, nos mosteiros e abadias, monges e freiras utilizavam frequentemente as castanhas nas suas receitas. Por esta altura, a castanha, era moída, tendo-se tornado mesmo um dos principais farináceos da Europa . Com o Renascimento, a gastronomia assume novo requinte, com novas fórmulas e confecções.

Quais são os benefícios da castanha?

A castanha possui flavonoides de super poderes. Eles são chamados de Proantocianidinas, e agem contra a ação de células que contribuem com a formação de tumores. Esses flavonoides contam com o reforço os benefícios do Cobre, contido na castanha, que auxilia na função anticancerígena.

Como é a produção de castanha em Portugal?

A produção de castanha em Portugal destaca-se uma lista de produtos com denominação de origem protegida que era composta, em 2012, por 4 referências: A região da Padrela, situada entre Carrazedo de Montenegro, Vila Pouca de Aguiar e Chaves, tem a maior mancha contínua de soutos da Europa, produzindo mais de 12 mil toneladas de castanhas por ano.

Quando vai ser o Festival da castanha em Arouca?

Apelidada de «terra da castanha», Arouca promove, entre 23 e 27 de outubro, mais uma edição do Festival da Castanha, com música, danças tradicionais, mostras gastronómicas, venda de produtos regionais, workshops e magustos.

Quando é o Festival da castanha?

23 Out Festival da Castanha Município de Arouca, Município de Arouca Apelidada de «terra da castanha», Arouca promove, entre 23 e 27 de outubro, mais uma edição do Festival da Castanha, com música, danças tradicionais, mostras gastronómicas, venda de produtos regionais, workshops e magustos.

Quando vai ser a 9a edição do Festival da castanha?

Apelidada de «terra da castanha», Arouca promove, entre 23 e 27 de outubro, a 9.ª edição do Festival da Castanha com mostras gastronómicas, venda de produtos regionais, workshops, magustos, música e danças tradicionais.

Postagens relacionadas: