Arte urbana lisboa

arte urbana lisboa

Como é o Festival de arte urbana de Lisboa?

A Galeria de Arte Urbana realiza também o MURO, o Festival de Arte Urbana de Lisboa. No ano passado foi no Bairro Padre Cruz e a edição deste ano foi em Marvila, um dos lugares da cidade onde se encontra uma grande diversidade de murais, com grande efeito visual, em empenas de prédios altos.

Como é a arte urbana em Portugal?

Arte e Cultura Arte Urbana em Portugal Dá para se ser frequentemente surpreendido em Portugal por desenhos nas ruas, em painéis, fachadas e grandes muros. São verdadeiras galerias a céu aberto, onde artistas notáveis, a partir de técnicas e de mensagens diversas, deixaram marca na história de cada um desses lugares.

Por que a galeria de arte urbana é tão apreciada em Lisboa?

Em Lisboa, é tão apreciada que a própria câmara municipal a promove com iniciativas legais, através da Galeria de Arte Urbana (GAU). Pela cidade há obras que ilustram fachadas de prédios em bairros como a Graça, Marvila e Chelas; muitos desses murais ergueram-se durante festivais que partilham da temática.

Quais são as características da arte urbana?

Uma das características maiores da arte urbana é a sua efemeridade e a facilidade com que pode ser substituída por uma outra obra, de um outro artista. Foi o caso. Esta é a nova obra dos artistas Frederico Draw e Ergo Bandits, feita no âmbito da inauguração da Casa da Cultura de Cabo Verde, na Rua de São Bento, junto ao Largo Hintze Ribeiro.

Como está a arte urbana em Lisboa?

Um espaço que se encontrava degradado, está agora de cara lavada com painéis de arte urbana, com desenhos das paisagens, monumentos e edifícios mais emblemáticos da cidade. O parque de estacionamento do Mercado do Chão de Loureiro, perto da Sé de Lisboa, funciona também como uma galeria de arte urbana.

Qual a importância da galeria de arte urbana?

A Galeria de Arte Urbana do Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa tem como principal missão a promoção do graffiti e da street art em Lisboa, dentro de um quadro autorizado e segundo uma óptica de respeito pelos valores patrimoniais e paisagísticos, em oposição aos actos ilegais de vandalismo que agridem a Cidade.

Qual a importância da galeria na cidade de Lisboa?

Na cidade de Lisboa há galerias a céu aberto da responsabilidade da Galeria, como, por exemplo, junto ao elevador da Glória e também nas traseiras do Hospital Júlio de Matos. Desta forma, a Câmara Municipal de Lisboa pretende incentivar este tipo de arte, evitando e separando de ações de vandalismo.

Por que a arte urbana é tão importante em Portugal?

A arte urbana ou street art faz parte de muitas cidades por este mundo fora e Portugal não é exceção. Há muito tempo que a arte urbana ocupou um espaço de relevo nas paredes, muros e edifícios das cidades – e ainda bem! O mundo inteiro no seu email!

Postagens relacionadas: