Guerra russia ucrania portugal

guerra russia ucrania portugal

Por que o presidente da Ucrânia assume a retirada das tropas da região de Lugansk?

O presidente da Ucrânia assume a retirada das tropas da região de Lugansk, pois diz que as pessoas têm de ser salvas acima de tudo. Mas promete voltar para reconstruir as paredes. Este domingo Moscovo anunciou o controlo de toda a região de Lugansk, no leste ucraniano, depois da tomada de Lysychansk.

O que acontecerá com as forças portuguesas na Ucrânia?

“A NATO não intervirá, nem agirá na Ucrânia, e a posição que terá é na que as forças portuguesas poderão estar, de dissuasão, nos países da NATO com fronteira perto da Ucrânia”, acrescenta. O chefe de Governo deixa ainda uma “palavra de palavra de confiança à comunidade ucraniana que reside em Portugal”.

Por que a reconstrução da Ucrânia deve ser um país melhor do que aquele que existia antes da?

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, considerou que a reconstrução da Ucrânia deve resultar num país melhor do que aquele que existia antes da guerra lançada pela Rússia em 24 de fevereiro. “Sabemos que a sua luta [dos ucranianos] é também a nossa luta e é por isso que estamos a ajudar a Ucrânia a vencer esta guerra.

Qual é a tarefa que a Ucrânia tem para recuperar da destruição do exército russo?

O presidente Volodymyr Zelensky deverá destacar esta segunda-feira a colossal tarefa que a Ucrânia tem para recuperar da destruição do exército russo, numa conferência de dois dias na Suíça para delinear a futura reconstrução. A tarefa é realmente colossal, apontou ontem o presidente ucraniano.

Quem é o presidente da Ucrânia?

Uma nova votação é realizada, e o ex-primeiro-ministro Viktor Yushchenko é eleito presidente, com uma narrativa pró-Ocidente. Yushchenko assume o poder com promessas de tirar a Ucrânia da órbita do Kremlin, em direção à Otan e à União Europeia.

O que aconteceu com as forças armadas da Ucrânia?

As Forças Armadas da Ucrânia falam de uma situação muito difícil, mas garantem estar a conseguir travar o avanço do inimigo. Os enviados da RTP, Cláudio Calhau e António Mateus, foram à cidade mais próxima da linha da frente da ofensiva. Sloviansk é agora o último reduto na região de Donetsk controlado pelas forças ucranianas.

O que aconteceu com a Ucrânia?

Em janeiro, Zelenski apela ao presidente dos EUA, Joe Biden, para aceitar a Ucrânia na Otan e, um mês depois, seu governo impõe sanções a Viktor Medvedchuk, líder da oposição e o aliado mais proeminente do Kremlin na Ucrânia. Entre março e junho, a Rússia reúne tropas perto das fronteiras da Ucrânia, alegando exercícios de treinamento.

Quais são as consequências da Guerra do leste ucraniano?

O governo de Yanukovich suspende, em novembro, as negociações que colocaria a Ucrânia na União Europeia e opta por retomar os laços econômicos com Moscou, provocando meses de manifestações em Kiev. Os protestos, em grande parte concentrados na praça Maidan, em Kiev, tornam-se violentos e dezenas de manifestantes são mortos.

Postagens relacionadas: