Federação portuguesa

federação portuguesa

Quando surgiu a Federação Portuguesa de orientação?

A Associação Portuguesa de Orientação, criada em 1987, deu origem à fundação da actual Federação em Novembro de 1990. Na mesma altura, aderiu à Federação Internacional de Orientação (I.O.F) que gere este desporto a nível mundial. Tem participado regularmente nos Campeonato Mundiais desta modalidade desportiva e em outros eventos internacionais.

Qual é a diferença entre federação e Confederação?

As confederações são estabelecidas por alianças e as federações por constituições. Como consequência, o laço estabelecido em uma federação são significativamente mais rígidos que os estabelecidos em uma confederação. O federalismo tem origem ideológica na Revolução Americana.

Qual é a sede da União Portuguesa de futebol?

Art.º 1.º – A União Portuguesa de Futebol é uma federação que dirigirá o futebol no território da República Portuguesa. Art.º 2.º – A sede da União Portuguesa de Futebol será em Lisboa.

Qual foi o primeiro campeonato da orientação?

Em Portugal, a Orientação começou a ser conhecida em 1973 com o primeiro Campeonato das Forças Armadas que se realizou em Mafra, destacando-se na sua participação as forças especiais do Exército e da Força Aérea (paraquedistas).

Como surgiu a orientação?

O Major chamou a atenção de todos os jovens que se afastavam da corrida e do atletismo (as principais competições da época) e trouxe-os para esta “nova forma de correr”. A Maratona ficou assim dividida em três provas, onde a disciplina da leitura por carta e a perceção da Orientação foram adicionadas.

Qual foi a primeira competição de orientação?

No entanto, a Orientação como desporto começou apenas a dar os primeiros passos em 1912, pela mão do Major e líder escoteiro sueco Ernst Killander, considerado o pai da Orientação. O Major chamou a atenção de todos os jovens que se afastavam da corrida e do atletismo (as principais competições da época) e trouxe-os para esta “nova forma de correr”.

Qual foi o primeiro campeonato de Portugal?

A União Portuguesa de Futebol organizaria o primeiro Campeonato de Portugal na época de 1922. Curiosamente, ainda antes de o I Campeonato de Portugal ter início, a Selecção Nacional entrava em actividade, algo de raríssimo na história do futebol internacional.

Qual foi o primeiro organismo de cúpula do futebol português?

A União Portuguesa de Futebol (UPF), fundada a 31 de março de 1914, foi o primeiro organismo de cúpula do futebol português, mas só a 28 de maio de 1926 passou a denominar-se Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Qual foi a primeira vez que a Seleção Portuguesa de futebol entrava em campo com a camisola?

No dia 18 de dezembro de 1921, a seleção portuguesa de futebol defrontou, em Madrid, a sua congénere espanhola, tendo perdido por 3-1. O jogo ficaria para a história porque foi a primeira vez que uma representação nacional de futebol entrava em campo com a camisola das “quinas”.

Postagens relacionadas: