Dia internacional dos direitos das crianças

dia internacional dos direitos das crianças

Qual é o Dia dos direitos da criança?

Criança síria refugiada no Campo al-Mabrouka (AFP or licensors) 20 de novembro é o Dia Internacional dos Direitos da Criança, instituído pelas Nações Unidas em 1954. A data recorda o dia em que a Assembleia Geral da ONU adotou, em 1989, a Convenção dos Direitos da Infância e da adolescência.

Quando foi adotada a Convenção sobre os direitos das crianças?

Foi a 20 de novembro de 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças e a 20 de novembro de 1989 que se adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança.

Quais são os pilares da Convenção dos direitos das crianças?

A Convenção dos Direitos das Crianças, com 54 artigos, constitui o mais completo e importante documento sobre os direitos de todos os seres humanos com menos de 18 anos assenta em quatro pilares fundamentais: a não discriminação, o interesse superior da criança, a sobrevivência e desenvolvimento, a opinião da criança.

Qual a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos?

Em 1948, a recém-fundada Nações Unidas, a maior organização internacional existente, aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, um documento que continha implicitamente os direitos da criança, ainda que sem conceder a elas toda a relevância que mereciam.

Quais são os direitos da criança?

Neste conjunto de direitos, a criança poderá desfrutar de todos os direitos desta declaração, sem distinção de raça, religião, nacionalidade, idioma, opiniões políticas ou razão de qualquer outra natureza que seja inerente à própria criança ou à sua família. 2.

Quais são os direitos das crianças no dia 12 de outubro?

Dia 12 de Outubro é o Dia das Crianças. Porém, nem todos sabem que toda criança é amparada por um conjunto de direitos fundamentais que garantem seu bem-estar, liberdade, estudo e convívio social. São os chamados direitos das crianças.

Qual a origem do Dia Internacional dos direitos da criança?

A origem do Dia Internacional dos Direitos da Criança é bastante clara e significativa: foi a 20 de novembro de 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças e a 20 de novembro de 1989 que se adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança. O objetivo da data é salientar e divulgar os direitos das crianças de todo o ...

Qual é o Dia das crianças?

A estratégia deu certo, pois desde então o dia das crianças é comemorado com muitos presentes. Em Portugal, o Dia da Criança é festejado no dia 1 de junho. Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam.

O que é a Convenção sobre os direitos das crianças?

O documento que os rege tem o nome de Convenção sobre os Direitos das Crianças (CDC) e constitui um elo jurídico para todos os estados que a ela aderem.

Quais os direitos da criança?

Os Estados Partes tomam todas as medidas adequadas para garantir às crianças, cujos pais trabalhem, o direito de beneficiar de serviços e instalações de assistência às crianças para os quais reúnam as condições requeridas. Artigo 19.º 1.

Quais os princípios que fundamentam os direitos das crianças?

Toda criança precisa de amor e compreensão. Neste princípio é garantido que toda criança deve ter direito ao amor e compreensão tanto por parte dos pais, quanto da sociedade.

Como fortalecer os direitos da criança?

Considerando por conseguinte que, para fortalecer ainda mais os direitos reconhecidos na Convenção sobre os Direitos da Criança, é necessário aumentar a proteção das crianças contra qualquer envolvimento em conflitos armados;

Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas — em Paris, no dia 10 de dezembro de 1948 —, a Declaração se estabeleceu como uma norma que deve ser respeitada por todas as nações. Pela primeira vez, ela consagrou uma proteção universal dos direitos humanos em prol de uma sociedade mais justa. Quais direitos não são respeitados?

Quando foi adotada a Declaração Universal dos Direitos Humanos?

Postagens relacionadas: