O canto da mascara

o canto da mascara

O que é uma máscara e para que serve?

A máscara é possivelmente o mais simbólico elemento de linguagem cênica através de toda história do teatro. Seu uso, provavelmente, remonta à representação de cabeça de animais em rituais primitivos, quando ou o objeto em si ou o personagem que o usava representavam algum misterioso poder.

Qual é a origem da palavra mascara?

Incerta, a origem da palavra máscara é interessante: alguns acreditam que poderia ser proveniente do latim ( mascus ou masca; fantasma) derivado do árabe ( maskharah, palhaço; e do verbo sakhira, ao ridículo). Mas ela também poderia ser proveniente do hebreu ( masecha ), cuja tradução seria algo como ele zombou, ridicularizou.

Quais são os materiais que representaram as máscaras?

Ornamentadas em diversos materiais (madeiras, metais, conchas, fibras, marfim, argila, chifre, pedra, penas, couro, peles, papel, tecido e palha de milho), as máscaras representaram, ao longo dos séculos, os seres sobrenaturais, as divindades e os antepassados.

Por que não podemos escapar de máscaras e nomes?

Segundo o escritor e poeta mexicano Octavio Paz: Enquanto estamos vivos, não podemos escapar de máscaras e nomes. Somos inseparáveis de nossas ficções – nossas feições. Dançarinos de Chhau, dança marcial indiana (Foto: Pallab Seth)

Quais são os exemplos de máscaras?

Por exemplo: “Um homem com uma máscara de Barack Obama assaltou um banco na capital da província”, “Na festa de fantasias, usarei uma máscara de gorila”, “Preciso de uma máscara para esconder minha cara de sono”. As máscaras podem cobrir o rosto total ou parcialmente.

Por que é importante usar máscaras ao sair em público?

Com a boca e o nariz cobertos, os fluídos dessas pessoas não entram em contato com outras pessoas ou objetos, limitando o espalhamento da doença. Por isso, a OMS e o Ministério da Saúde do Brasil aconselham que pessoas com os sintomas da doença utilizem máscaras ao sair em público para evitar infectas outros.

Quais os benefícios da máscara facial?

As máscaras faciais contam com fórmulas especiais e concentradas, com ativos que visam recuperar a vitalidade e saúde da pele. Sendo assim, entre os vários benefícios do uso regular desse produto, podemos destacar a hidratação profunda, o detox, ação clareadora, nutrição, e ação rejuvenescedora.

Por que o uso de máscaras é tão comum no mundo?

É por isso que o uso de máscaras é comum em países do Oriente, como China, Japão e Coreia do Sul – mesmo antes da Covid-19, as populações desses países são acostumadas e utilizar máscaras para evitar transmitir diversos vírus respiratórios para outras pessoas, como a gripe. No Ocidente, a imagem ainda pode causar estranhamento e até estigma.

Qual a função da máscara?

A máscara teatral grega inicialmente era confeccionada de materiais como: folhas, madeira, argila e couro. Ela possuía diferentes funções quando em cena, tais como proporção maior que a face do ator e os traços expressivos acentuados, para que todo o público pudesse assimilar o caráter do personagem.

Quais são os materiais utilizados nas máscaras africanas?

Também são utilizados outros materiais nas esculturas, como é o caso do ouro, do cobre, do bronze, da pedra e do marfim. Dentro da pluralidade de seu povo e cultura, as máscaras africanas apresentam também uma diversidade de tipos.

Qual a importância da máscara para os povos?

V a.C., período no qual o teatro também havia se desenvolvido a partir dos rituais das festas dionisíacas às apresentações das tragédias e comédias gregas. A máscara acompanha a mesma evolução, passando de ritualística para teatral.

Qual a importância das máscaras gregas?

Em primeiro lugar, as máscaras gregas também instituíram o apogeu da civilização no século V a.C. Contudo, historicamente, as máscaras estavam presentes nos principais gêneros de interpretação do da Grécia Antiga. Sendo assim, os artefatos foram usados inicialmente nas celebrações a Dionísio, deus do vinho na mitologia grega.

Postagens relacionadas: