Greve cp hoje

greve cp hoje

Quais os impactos da greve de 2022?

Informamos que, por motivo de greve preveem-se perturbações significativas a nível nacional em todos os serviços, no dia 16 de maio de 2022, com possível impacto nos dias anterior e seguinte ao período de greve, a 15 e 17 de maio , pode ler-se.

Quais são os trabalhadores abrangidos pelo pré-aviso de greve?

São abrangidos pelo pré-aviso de greve 800 a 1.000 trabalhadores das carreiras comercial e de transportes da CP. As greves de trabalhadores da CP - Comboios de Portugal vão causar fortes perturbações na circulação de comboios nos próximos cinco dias, prevendo-se para o final do dia de hoje atrasos e supressões.

Quais são as perturbações na circulação decorrente da greve de trabalhadores?

A CP - Comboios de Portugal alertou que ainda podem existir perturbações na circulação de comboios, esta terça-feira, por causa da greve de trabalhadores, que levou à supressão de 93% dos comboios programados até às 18h na segunda-feira .

Quando vai ser a greve do Ferroviário?

Os sindicatos e comissões de trabalhadores do setor ferroviário agendaram ontem uma greve para 06 de março na CP e na CP Carga, tendo também decidido a mesma forma de luta na REFER para o dia seguinte.

Quais são os direitos e obrigações dos trabalhadores durante uma greve?

Se o trabalhador estiver a receber uma prestação da Segurança Social ou devido a acidente de trabalho ou a doença profissional, o pagamento mantém-se. No entanto, perde o direito à retribuição, ou seja, não recebe o salário referente ao período em que faltou. Essa é, aliás, apontada como a maior desvantagem por quem faz greve.

Por que os trabalhadores não podem ser coagidos ou discriminados por aderir à greve?

Os trabalhadores não podem ser coagidos, prejudicados ou discriminados por aderir à greve. A entidade empregadora que o faça incorre em contraordenação muito grave. O mesmo se aplica às organizações sindicais, não podendo estas coagir os trabalhadores a exercerem o seu direito à greve.

Quem tem direito à greve?

A legislação laboral estabelece que, quando em greve, os trabalhadores são representados pela associação sindical (ou associações) decidiram o recurso à greve. No entanto, caso a greve tenha sido declarada por uma assembleia de trabalhadores, a representação dos trabalhadores cabe a uma comissão de greve eleita pela referida assembleia.

Quais são os requisitos para a realização da greve?

Excecionalmente, em empresas em que a maior parte dos funcionários não esteja sindicalizada, a realização da greve poderá ser decidida por uma assembleia que tenha sido convocada expressamente com essa intenção por um mínimo de 20% dos trabalhadores ou, numa empresa de grandes dimensões, duzentos.

Postagens relacionadas: