Abelhão preto

abelhão preto

Quais são as características da abelha?

Como o próprio nome sugere, esta abelha habita florestas em climas tropicais quentes e constrói ninhos enterrando-se em madeira. Faz frequentemente túneis longos e profundos em vigas de madeira, árvores caídas, postes telefónicos e afins, mas não é encontrado em árvores vivas.

Por que a história de uma abelha é tão antiga?

A história é antiga e se popularizou recentemente por causa do filme Bee Movie - A História de uma Abelha. Ela é comumente usada em livros de autoajuda, com o acréscimo de que sem que sabia disso ela voa mesmo assim, por não ligar para o que os humanos acham impossível .

Quais são as espécies de abelhões?

Existem várias espécies de abelhões, este identifica-se pelas duas faixas amarelas no dorso, existe um outro em Portugal, o Bombus ruderatus (abelhão-grande-de-jardim) que apresenta três faixas amarelas.

Quando se comemora o Dia das abelhas?

No Dia Mundial das Abelhas, a 20 de Maio, escolhemos destacar cinco espécies destes polinizadores.

Quais são as funções da abelha?

As peças bucais permitem que a abelha consiga mastigar materiais sólidos, bem como sugar líquidos. A presença de um par de mandíbulas fortes permite também que elas cortem e manipulem diversos materiais, como a cera e o própolis na construção do ninho. A língua, coberta de pelos, permite, entre outras funções, a coleta do grão de pólen.

Quais são as espécies de abelhas?

Abelhas. As abelhas são animais invertebrados pertencentes ao filo Arthropoda, classe Insecta, ordem Hymenoptera e família Apideae. Atualmente são conhecidas mais de 20.000 espécies de abelhas. Elas podem viver solitárias ou formar colônias com cerca de 80.000 indivíduos. Esses insetos apresentam grande importância econômica e ecológica, ...

Quais são as características das abelhas europeias?

A apis mellífera (ou simplesmente abelha-europeia) é originária do norte da Europa, de onde espalhou-se graças à sua característica de ser uma das mais indicadas para a criação industrial ou caseira. A estrutura corporal das abelhas também é algo digno de nota! Elas possuem cinco olhos!

Quais são as principais partes do corpo da abelha?

As pernas e as asas, que são os órgãos locomotores das abelhas, estão no tórax. As pernas são encontradas no número de seis (três pares), cada par em um segmento, sendo responsáveis, além da locomoção, pelo transporte do pólen, manipulação da cera e própolis, além da limpeza do corpo da abelha.

Quais são as espécies de abelhas?

Como algumas outras espécies de abelhas, as abelhas são sociais e vivem em colônias numeradas aos milhares. Três tipos de abelhas adultas residem em uma colônia: a rainha, zangões masculinos e trabalhadoras inférteis. Em cada colônia, há apenas uma rainha que põe ovos, mas há milhares de trabalhadores.

Quais são as abelhas mais conhecidas no mundo?

Nem todas as abelhas vivem em colmeias ou são acastanhadas como as abelhas-do-mel ( Apis mellifera ), a mais conhecida no mundo inteiro. Conheça cinco factos sobre estes insectos, mais diferentes entre si do que parece: 1. Têm dois pares de asas e (muitas vezes) um ferrão …

Qual a função das abelhas na reprodução das plantas?

As abelhas tem uma função importante na reprodução das plantas realizando a polinização. No momento em que visitam as flores à procura de néctar e pólen, o mesmo gruda em seus pelos e quando elas visitam novas flores esse pólen acaba caindo na entrada do gineceu (órgão reprodutivo feminino da flor) e encontra o óvulo, promovendo a fecundação.

Quais são as espécies de abelhas solitárias?

As famílias Stenotritidae, Oxaeidae, Melittidae, Ctenoplectridae e Fideliidae apenas contém espécies de abelhas solitárias. Nas famílias Colletidae, Andrenidae, Halictidae, Anthophoridae e Megachilidae também predominam as espécies solitárias, mas todas possuem algumas espécies que apresentam algum grau de sociabilidade.

Postagens relacionadas: